domingo, junho 12, 2016

GABARITO DO ESTUDO DIRIGIDO

Gabarito do Estudo Dirigido 

1. Defina Recursos Naturais: 

Recurso natural pode ser definido como qualquer elemento ou aspecto da natureza que esteja em demanda, seja passível de uso ou esteja sendo usado pelo Homem, direta ou indiretamente, como forma de satisfação de suas necessidades físicas e culturais em determinado tempo e espaço. Os recursos naturais são componentes da paisagem geográfica, materiais ou não, que ainda não sofreram importantes transformações pelo trabalho humano e cuja própria gênese independe do Homem (...). Apesar de a ocorrência e distribuição dos recursos naturais depender de dinâmicas naturais, eles só podem assim ser considerados segundo uma perspectiva histórica, portanto, só podem ser compreendidos a partir de uma perspectiva geográfica que relaciona a sociedade e a natureza. 

2. Apresente as diferenças conceituais entre recursos renováveis e não-renováveis. 

Recurso Renováveis Qualquer coisa que possa se renovar é chamada de recurso renovável. Animais, insetos, árvores e plantas são recursos renováveis. Mas nem todos são seres vivos. A luz do Sol, o vento e os marés são chamados de recursos renováveis '' de fluxo '' , pois eles são contínuos. Apesar de a água ser um recurso renovável , apenas 3% do total da água do mundo é utilizável. O resto está congelado ou é muito salgado para se usar.

Recursos não Renováveis Qualquer coisa que leve muito tempo para se formar novamente é um recurso natural não renovável. O carvão e o petróleo são recurso não renováveis. Isso porque eles levam milhões de anos para se formar. Outros recursos naturais não renováveis são: gás natural , minerais , como os diamantes, metais como o ferro, minério, cobre, ouro e prata. A quantidade de um recurso que está disponível, o tempo que leva para se renovar e seu uso é o que se considera para estabelecer o valor ou o preço de cada recurso natural. 

3. Quais são os princípios históricos que fundamentam o debate sobre meio ambiente? 

“O livro “Primavera Silenciosa”, publicado, na década de 60, pela jornalista norte–americana Rachel Carson, já alertava sobre os efeitos danosos de inúmeras ações humanas sobre o ambiente. Malthus (1766-1834) simboliza uma corrente de peso na economia que consideravam que a avareza da natureza representava um obstáculo maior para o desenvolvimento econômico; Nos anos 1970, essa corrente readquiriu peso com o Relatório do Clube de Roma “Limites ao Crescimento” elaborado pelo grupo do MIT (Inst. Tecnol. Massachussets) Hipótese básica a economia cresce exponencialmente enquanto os recursos naturais são finitos. O sistema econômico interage com o ecossistema terrestre de duas maneiras: Extraindo recursos minerais e explorando recursos renováveis Emitindo efluentes e gerando poluição  

4. Como pode ser definido o conceito de desenvolvimento sustentável? 

Desenvolvimento sustentável ou ecodesenvolvimento: conceito originado há 36 anos, em Paris, durante a Biosphere Conference. Leva em consideração, além dos fatores econômicos, aqueles de caráter social e ecológico, assim como as disponibilidades dos recursos vivos e inanimados, e as vantagens e inconvenientes, a curto e longo prazos, de outros tipos de ação. É um conceito difícil de implementar, dadas as complexidades econômicas e ecológicas das situações atuais. Há fatores sociais, legais, religiosos e demográficos, que também interferem na aplicação de considerações e diretrizes ecológicas às finalidades e processos de desenvolvimento (Glossário de Ecologia). 

5. Faça uma correlação entre os conceitos de sustentabilidade, pobreza e fome. 

Adentrar nas discussões sobre desenvolvimento sustentável, das inter-relações presentes entre a produção, a sociedade, o meio ambiente, a cultura, o território, a política, é adentrar num espaço que também envolve conflitos, justificáveis, em certa medida, pela própria complexidade envolvida nessa concepção. O processo produtivo normalmente envolve alguma externalidade negativa, por mais que se adotem tecnologias limpas de produção. E, nesse sentido, a condição desigual presente em nível mundial revela que os países mais pobres têm maior dificuldade em adotar tecnologias limpas de produção, devido ao seu alto custo; e essa desvantagem pode ser observada, também, em nível do seu consumo. De outra parte, é preciso crescer economicamente, gerar renda e emprego para que a massa de trabalhadores possa estar incluída não apenas na população economicamente ativa ocupada, mas nos principais processos sociais, ter condições de pertencer na estrutura capitalista atual. O que não significa que se deva acreditar ingenuamente sobre a relação que o desenvolvimento econômico mantém com o crescimento econômico. 

6. Defenda os princípios fundamentais defendidos na: 

a) Rio-92  

Reafirma os princípios do Desenvolvimento Sustentável (Nosso Futuro Comum). Estabelece o princípio das responsabilidades comuns mais diferenciadas. Elaboração da Agenda 21 - distribuída em seções como: Dimensões Sociais e Econômicas, Conservação e Gerenciamento de Recursos, Fortalecimento do Papel dos Maiores Grupos e Meios de Implantação (detalhes).Desdobra-se nos seguintes temas: mudança do clima, ar e água, transporte alternativo, ecoturismo, redução do desperdício e redução da chuva ácida. Marca o crescimento da importância das ONGs no debate. Cria-se a Convenção sobre Mudança Climática, da Biodiversidade (Protocolo de Biossegurança) e da Desertificação. 

b) Agenda 21 

É um programa de ação traduzido num documento de 40 capítulos. Constitui a mais ousada e abrangente tentativa de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. 

c) Rio + 10 

Tema: a Eco 92 e fazer novos apontamentos para a questão ambiental. Resultado: não houve avanço na questão ambiental, mas a dimensão social ganhou força (incorporação das metas do milênio). Estabelecidos em 2000 pela ONU: erradicar a pobreza extrema e a fome. atingir o ensino básico universal. promover igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres. reduzir a mortalidade na infância. melhorar a saúde materna. combater o HIV, a malária e outras doenças. garantir a sustentabilidade ambiental. parceria mundial para o desenvolvimento.  

d) Protocolo de Kyoto

Tratado com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa (causas antropogênicas). Meta de reduzir a emissão destes gases em 5,2% em relação aos níveis de 1990 (entre 2008 e 2012). Ratificado em 2005 após a entrada da Rússia (55% dos maiores emissores). Os EUA e China, maiores poluidores não ratificam. A meta prevista não foi atingida. Surge o comércio internacional de emissões 

e) Rio +20 

Rio +20 (Rio de Janeiro) - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável: Maior evento já realizado pela ONU. Presença de 190 países e ONGs Balanço das conferências anteriores e novas proposições (agenda do D. S. para as próximas décadas). Destaque para a discussão em torno da economia verde e instrumentos de governança. 

f) Estocolmo 1972 

A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada em 1972 em Estocolmo, na Suécia, foi a primeira Conferência global voltada para o meio ambiente, e como tal é considerada um marco histórico político internacional, decisivo para o surgimento de políticas de gerenciamento ambiental, direcionando a atenção das nações para as questões ambientais. 

7. Faça uma pesquisa de um parágrafo sobre o conceito de crédito de carbono. 

Créditos de Carbono são certificados que autorizam o direito de poluir. O princípio é simples. As agências de proteção ambiental reguladoras emitem certificados autorizando emissões de toneladas de dióxido de enxofre, monóxido de carbono e outros gases poluentes. Inicialmente, selecionam-se indústrias que mais poluem no País e a partir daí são estabelecidas metas para a redução de suas emissões. A empresas recebem bônus negociáveis na proporção de suas responsabilidades. Cada bônus, cotado em dólares, equivale a uma tonelada de poluentes. Quem não cumpre as metas de redução progressiva estabelecidas por lei, tem que comprar certificados das empresas mais bem sucedidas. O sistema tem a vantagem de permitir que cada empresa estabeleça seu próprio ritmo de adequação às leis ambientais. Estes certificados podem ser comercializados por intermédio das Bolsas de Valores e de Mercadorias, como o exemplo do Clean Air de 1970, e os contratos na bolsa estadunidense (Emission Trading - Joint Implementation). 

8. Faça uma referência aos principais problemas ambientais no planeta, apresentando uma característica de cada um. Foque no conceito de aquecimento global. 

Problema ambiental deve ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, um "trauma ecológico", um impacto ambiental, resultante da ação antrópica (homem) sobre o meio ambiente. 

Os principais problemas ambientais são: 

Poluição (ar, solo [erosão], visual, águas, sonora); 
Resíduos sólidos (lixo); 
Esgoto; 
Enchentes; 
Inversão térmica; 
Ilhas de calor; 
Chuva ácida; 
Aquecimento Global;
Desertificação; Arenização; 
Assoreamento; 

As causas dos problemas ambientais: 

Revolução industrial (industrialização); 
Capitalismo e globalização (Consumismo); 
Urbanização (crescimento das cidades); 
Aumento populacional (7 bilhões de habitantes no mundo); 
Ineficácia da política de Educação Ambiental. 

 Aquecimento Global 

(...) está relacionado com a rarefação do CO2 na atmosfera, ao longo do tempo geológico, permitindo o aumento da superfície pela maior insolação (sic). (Desgelo gerado pelo derretimento das geleiras e calotas polares). 

Terra vem passando por mudanças climáticas decorrentes do aumento da concentração de gases que provocam o efeito estufa na atmosfera. Os gases causadores deste fenômeno são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hidrofluorcarbonos (HFCs), Perfluorcarbonos (PFCs) e por último o Hexafluoreto de Enxofre (SF6). O mais poluente entre eles é o Dióxido de Carbono, cuja concentração na atmosfera saltou de 288 partes por milhão (ppm) no período pré-industrial (até 1750) para 378,9 ppm em 2005, de acordo com o estudo de Schein (SCHEIN,2006). Esse gás é o principal responsável pela retenção do calor na atmosfera, impedindo que a radiação da superfície terrestre seja liberada de volta ao espaço. As principais fontes de emissão desse gás provêm de atividades humanas decorrentes da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, das florestas em decomposição e do desmatamento. Essas atividades geradoras do aumento de gases do efeito estufa causam um efeito global, portanto, nenhum país está imune das conseqüências do aquecimento global, quer seja um agente passivo ou ativo nesse processo.