terça-feira, março 13, 2012

6º ANO - REDE ISAAC NEWTON - COORDENADAS GEOGRÁFICAS

 Atualmente para o homem se localizar na superfície terrestre é muito simples basta ter um GPS (Sistema Global de Posicionamento). Mas nem sempre foi assim. A melhor opção é saber utilizar um mapa e junto com ele a Rosas do Vento.
Com as Rosas do Vento temos: os pontos Cardeais (NORTE, SUL, LESTE, OESTE); os pontos Colaterais (NORDESTE, NOROESTE, SUDESTE, SUDOESTE); e os pontos Sub – Colaterais (NORTE-NORDESTE, LESTE-NORDESTE, LESTE-SUDESTE, SUL-SUDESTE, SUL-SUDOESTE, OESTE-SUDOESTE, OESTE-NOROESTE E NORTE-NOROESTE).


Mas para saber a localização exata de um país, cidade, ou qualquer região temos que conhecer as linhas imaginárias, são elas:
Paralelos: Linhas que cortam o planeta e variam de 0° a 90° Norte e Sul (Paralelo de 0° é a Linha do Equador).
Meridianos: Linhas que cortam o planeta e variam de 0° a 180° Leste e Oeste (Meridiano de 0° é o Greenwich).
Para caracterizar uma localização exata paralelos passam a ser chamados de Latitude e meridianos de Longitude.
Latitude: É a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador, que podem variar de 0° a 90° Norte e 0° a 90° Sul.

Longitude: É a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o meridiano de Greenwich, que podem variar de 0° a 180° Leste e 0° a 180° Oeste.


Longitude
Fonte: http://www.cienciaviva.pt/latlong/anterior/gps.asp




Latitude
Fonte: http://www.cienciaviva.pt/latlong/anterior/gps.asp





Com a união da latitude e longitude formamos a localização exata da região a qual queremos saber.

De acordo com a imagem podemos dizer que a Cidade A está numa Latitude: 23º 03' 45" Sul Longitude: 45º 33' 45" Oeste ( Exatamente a cidade de Taubaté SP).
Os meridianos além de proporcionar a posição, ele também é responsável pela formação das horas.
O planeta apresenta uma circunferência de 360° e 24h a cada dia, portanto dividindo 360 por 24 temos exatamente 15, ou seja, 15° para cada meridiano que representa 1h por meridiano de 15°. Exemplo.
Temos 12 meridianos a leste e 12 a oeste. Sendo que a cada 15° a leste aumenta 1h, e a cada 15° a oeste diminui 1h.

Cada fuso foi delimitado para que não dividisse estados, cidades ou regiões ao meio, tendo 2 ou até mais fusos. No caso de países grandes como é o caso do Brasil temos 3 fusos (a partir de 2008) são eles.
A parte verde do mapa se refere ao horário oficial do Brasil que compreende a maior parte dos estados brasileiros. Estamos a 3 horas a menos que Londres (Greenwich) horário oficial mundial.

Orientação, Fusos Horários, Solstícios, Equinócios e Coordenadas Geográficas

A Terra
O diâmetro da Terra é ligeiramente achatado nos pólos e abaulado na porção equatorial, e esse formato deve-se ao processo de solidificação do magma para a formação da crosta terrestre, combinado com a força centrífuga do movimento de rotação. Tal formato é denominado de geóide.
Orientação
Em uma figura conhecida como rosa-dos-ventos (veja abaixo) são indicados rumos divididos em 4 Pontos Cardeais, 4 Pontos Colaterais e 8 Pontos Sub-Colaterais mostrados a seguir, assim como, decifrados os nomes das siglas dos referidos pontos.
Pontos cardeais
  • ou L: este ou leste
  • N: norte
  • O ou W: oeste
  • S: sul
Pontos colaterais
  • NE: nordeste
  • NO ou NW: noroeste
  • SE: sudeste
  • SO ou SW: sudoeste
Pontos subcolaterais
  • ENE: lés-nordeste
  • ESE: lés-sudeste
  • SSE: su-sudeste
  • NNE: nor-nordeste
  • NNO/NNW: nor-noroeste
  • SSO/SSW: su-sudoeste
  • OSO/WSW: oés-sudoeste
  • ONO/WNW: oés-noroeste
Movimento de Rotação da Terra e os Fusos Horários
Movimento que a terra executa ao redor de si própria, ou ao redor do seu eixo imaginário, no tempo de aproximadamente 24 horas (influencia diretamente na composição dos dias e noites e cálculo dos fusos horários mundiais através dos meridianos – assunto abordado adiante).
Com base no movimento de rotação, ao girar, a Terra expõe ao Sol a esfera terrestre, que tem 360º de circunferência (180º para Leste e 180º para Oeste). Considerando que o nosso planeta leva 24 horas para realizar seu movimento de rotação, veremos que, a cada hora, o Sol ilumina uma faixa de 15º na superfície terrestre (360º : 24 = 15º). Essas faixas são chamadas de fusos horários e seguindo essa lógica, cada 15º representam 1 hora.

Veja no vídeo o movimento de rotação da Terra que gira em torno de si mesma de oeste para leste a 463 metros por segundo na linha do Equador.
Adotou-se como fuso de referência o meridiano de Greenwich (GMT) em Londres, para iniciar a hora oficial mundial. Como a Terra gira de Oeste para Leste, vemos o Sol primeiro a Leste. Portanto, as horas estão sempre adiantadas no sentido Leste, diminuindo para Oeste. Cada fuso a Leste de Greenwich indica uma hora a mais, e cada fuso a Oeste, uma hora a menos.
O meridiano escolhido para dar início à contagem de um novo dia foi o de 180º (o antimeridiano internacional), que é considerado a linha internacional de data, pois nele se processa a mudança de um dia para outro. Foi escolhido um lugar pouco habitado, pois se um viajante cruzar essa linha no sentido Oeste-Leste, ele deve acrescentar um dia (24 horas) à data atual e, se cruzá-la no sentido Leste-Oeste, deve subtrair um dia (veja na figura que segue).
Linha Internacional de data. Note que no lado oeste o dia é anterior ao dia do lado leste.
Fusos Horários do Brasil
Até 24 de abril de 2008, o Brasil possuía 4 fusos horários, mas a partir da sanção da lei nº 11.662, pelo Presidente Lula, passou a ter 3 fusos (como mostrado na figura de mudanças no fuso horário brasileiro). O fuso oficial continua sendo o de Brasília (45º Oeste de Greenwich) com três horas a menos que o meridiano de Greenwich envolvendo os Estados do Sul, Sudeste, Goiás no Centro-Oeste e Pará, Amapá e Tocantins no Norte. Os outros Estados da Região Norte (Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia), assim como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no Centro-Oeste fazem parte do fuso que possui quatro horas a menos que Greenwich e uma hora a menos que Brasília (veja figura).
O Brasil do Horário de Verão
Com a entrada do horário de verão, o Brasil mantém seus três fusos, mas muda a disposição deles, pois as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adiantam o relógio em uma hora. A medida provoca uma importante redução no consumo de energia (uma média de 5% nos horários de pico). Os estados das regiões Norte e Nordeste não sofrem alteração (Guia do Estudante: geografia. Acertando os ponteiros. São Paulo: Editora Abril, 2009, p. 99).
O Brasil é o único país equatorial que adota o horário de verão. No entanto isso só ocorre em função da grande extensão latitudinal (norte-sul) do país pois nenhum estado muito próximo ou cortado pela linha do equador adota o horário especial. Observe o mapa que mostra os países que adotamjá adotaram ou nunca adotaram o horário de verão. Fonte: http://conceitosetemas.blogspot.com/2008_10_01_archive.html
Movimento de Translação da Terra e os Solstícios e Equinócios
Translação é o movimento que a Terra executa (juntamente com todos os planetas do nosso sistema) ao redor do Sol. O tempo que a Terra leva para efetuar este movimento é de aproximadamente 365 dias e 6 horas (soma-se essas 6 horas ao acrescentar o dia 29 de fevereiro nos anos bissextos – de 4 em 4 anos).
A órbita da Terra é elíptica e isso faz com que exista um momento em que a terra esteja mais próxima do Sol (o periélio no dia 31 de dezembro), e um momento em que ela está mais afastada (afélio no dia 8 de julho). O eixo imaginário da Terra inclina-se em relação ao plano da elíptica em 23º 27’ (veja figura abaixo).
O movimento de translação influencia diretamente nas estações do ano tornando-as opostas, nos hemisférios opostos, ou seja, quando é verão no Hemisfério Norte, é inverno no Hemisfério Sul, assim também acontece com a primavera e o outono (na figura anterior note que a inclinação terrestre está mais voltada para os raios solares penetrarem em uma maior área do hemisfério sul marcando o início do solstício de verão nesse hemisfério e solstício de inverno no hemisfério norte).


Veja vídeo explicativo do movimento de rotação abordado em tópico anterior e do movimento de translação influenciando os solstícios e equinócios abordados nesse tópico.
Quando a perpendicularidade com que os raios solares atingem a Terra estiver sobre a linha do Equador, os dias e as noites são iguais em todos os pontos da terra. A esta posição, denominamos equinócio (21 de março e 23 de setembro). Ele só pode ocorrer na primavera e no outono (ver figura que segue).
Quando a perpendicularidade dos raios solares sobre a Terra estiver sobre um dos trópicos (Câncer ou Capricórnio) os dias e as noites serão desiguais em todo o planeta, apresentando uma diferença máxima entre eles. Esta posição é denominada solstício e só pode ocorrer no verão ou no inverno (21 de junho ou 21 a 23 de dezembro).
A perpendicularidade dos raios solares sobre a Terra jamais ultrapassa as linhas dos trópicos. É por esse motivo que a região intertropical é a mais aquecida do planeta. Nas regiões polares, durante o período de verão acontecem os dias polares, período em que a noite não aparece por vários meses seguidos e durante os meses de inverno o fenômeno se inverte aparecendo as noites polares, onde o Sol não aparece durante meses seguidos.
Figura meramente ilustrativa e adaptada pelo autor onde as dimensões da Terra e do Sol não equivalem às dimensões reais. Fonte: arquivo pessoal do prof. Marcos Brandão.
Círculos Convencionais ou Linhas Imaginárias
Para a localização de qualquer ponto sobre a superfície do Globo, foi estabelecido um sistema de linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos, isto é, as coordenadas geográficas.
Coordenadas geográficas são linhas imaginárias pelas quais a Terra foi “cortada”, essas linhas são os paralelos e meridianos, através dos paralelos e meridianos é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta.
As linhas imaginárias são importantes para a localização em qualquer ponto do planeta a partir das coordenadas geográficas. A figura destaca o paralelo 0º (equador) e o meridiano 0º (Greenwich). Fonte: arquivo pessoal do prof. Marcos Brandão.
Se preferir veja vídeo que segue sobre coordenadas geográficas para entender melhor os paralelos e meridianos.


Nas coordenadas geográficas existem alguns pontos que apresentam tipos de simetrias latitudinais e longitudinais, e são denominadas de antecos (pontos no mesmo meridiano, mas em paralelos opostos), periecos (pontos no mesmo paralelo, mas em meridianos opostos) e antípodas (pontos em paralelos e meridianos opostos).
Os Paralelos, a latitude e as Zonas Climáticas
Paralelos são círculos paralelos à linha do Equador e que diminuem de comprimento à medida que nos afastamos dessa linha. O Equador é o círculo máximo que divide a Terra em hemisférios latitudinais Norte, setentrional ou boreal e Sul, meridional ou austral.
Os paralelos determinam a distância em graus, entre qualquer ponto da superfície da Terra e a linha do Equador (coordenadas geográficas), o que se dá o nome de latitude com variação de 0º a 90º.
Esses círculos delimitam as zonas climáticas dependendo da inclinação com que os raios solares atinjam a Terra e entre os paralelos existem os trópicos e os círculos polares.
Os trópicos são linhas localizadas a 23º27’30”. No Norte existe o Trópico de Câncer e no Sul o Trópico de Capricórnio. Entre os trópicos de Câncer e Capricórnio encontra-se a zona climática mais quente do globo, intitulada tórrida, tropical ou equatorial.
Os círculos polares são linhas localizadas a 66º32’30” a Norte e a Sul do Equador e correspondem às linhas a partir das quais acontecem os fenômenos climáticos mais frios. No Norte o Círculo Polar Ártico e no Sul o Círculo Polar Antártico. Além dos círculos polares encontra-se a zona das mais baixas temperaturas do globo, intitulada fria ou polar.
As zonas climáticas temperadas encontram-se entre os trópicos e os círculos polares – temperada do norte, entre o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico, e temperada do sul, entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico.
Você sabia que no Pólo Norte o sol se põe no começo de outubro? E que a aurora seguinte acontece em março? Entre essas duas datas, um crepúsculo constante se mantém enquanto a Terra gira. O fenômeno inverso acontece no Pólo Sul.
Os paralelos e a delimitação das Zonas Climáticas do Globo. Fonte: arquivo pessoal do prof. Marcos Brandão.
Os Meridianos, a longitude e seus Fusos Horários
Meridianos são semi-círculos que combinados com o seu antimeridiano, ou meridiano oposto, dividem a Terra exatamente ao meio e que se encontram sempre em dois pontos iguais (os pólos Norte e Sul). Como os meridianos tem a mesma dimensão, foi escolhido, por convenção, o meridiano de Greenwich (0º) que divide a terra em dois hemisférios: Leste ou Oriental e Oeste ou Ocidental.
Os meridianos determinam a distância em graus entre um ponto qualquer situado sobre a superfície da Terra e o meridiano de Greenwich (coordenadas geográficas). Os meridianos determinam a longitude e esta possui uma variação de 0º a 180º, como abordado anteriormente na matéria de Fusos Horários.

Fonte: www.marcosbau.com - Grande Parceiro do Sigma!!! Vale a pena visitar seu blog!!!
coordenadas-geograficas1
Observe que todas as Regiões do planeta podem ser delimitadas pela combinação da Latitude com a Longitude. 
Faça um resumo no seu caderno destacando o que você entendeu do texto e dos videos acima.

3 comentários:

Ana luiza disse...

Obrigada professor!!!

igor neves silva disse...

professor irei fazer bem feito e com certeza terça-feira lhe mostrarei.obrigado,até terça que vem professor.
IGOR NEVES SILVA.

Flávio Bueno disse...

Brigadooooooooooo meninos!!! divulguem pro resto da turma meninos!!!

Abraços!!!