sexta-feira, julho 19, 2013

CARTA DE DESPEDIDA!!!

CARTA DE DESPEDIDA DA REDE ISAAC NEWTON Boa noite nobres e queridos alunos. Venho por meio de esta comunicar que não mais faço parte do corpo docente do Ensino Médio da Rede IsaacNewton. A partir do próximo semestre não serei mais o professor de Geografia das turmas do 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio. Após dois anos e meio na escola, dou esta notícia com profundo pesar, pois além da relação professor/alunos tenho para com vocês um carinho especial e uma amizade sincera. Um novo horizonte profissional se abre a partir de agora, mas saibam que levarei em meu coração cada sorriso e cada brincadeira destes anos e espero que os senhores nunca se esqueçam de que o maior responsável pelo seu sucesso é o espelho. Continuarei na Rede Isaac Newton no turno vespertino com as turmas de 7º e 9ºs anos... Mas, não há como negar que em meu coração há uma nuvem escura de tristeza por não terminar o ano com vocês e, assim, não escrever mais seis meses de um convívio que sempre foi muito bacana, de respeito e consideração. Chamo cada um de brother e essa não é uma gíria comum para mim. Faço-o porquê sem cada um de vocês meu trabalho não seria absolutamente nada, sou grato por nestes dois anos e meio me darem a oportunidade de ser escutado, de escutar, de rir, de brigar, de ensinar e mais do que nunca APRENDER. Uma pena, mas a vida reserva caminhos para nós que às vezes nos faz abandonar aquilo que gostamos. Mas, é assim que o jogo segue. Coloco-me à disposição de cada um, sempre. Contem comigo para o que precisarem. Foram muitas risadas, informações, dicas, conselhos e aprendizados que confesso estar sem graça ao escrever e chateado por ter que dar a vocês esta notícia de forma impessoal e aparentemente fria. Diferentemente do que me é peculiar tentarei ser breve, pois temo não conseguir terminar de escrever essa que não é uma despedida e sim um até logo. Recebam bem o próximo professor e dediquem a ele o mesmo carinho que tinham por mim (SQN, rs). Não se esqueçam dos 3 F’s – FOCO, FORÇA E FLAMENGO e nem das 13 regras. Não se esqueçam do PAS e da UNB. E o mais importante: Não se esqueçam de fazer o bem para as pessoas. Nada no mundo é mais importante do que isso. Nada nesta vida tem valor a não ser quando esta é avaliada pela nossa força de fazer bem para as pessoas. Sem preconceitos, sem julgamentos. Lutem pelos seus direitos, mas, não se esqueça dos direitos de quem esta ao seu lado. Gosto sempre de lembrar de Nietzsche “Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.”, ou seja, defendam suas ideias sem se esquecer que é possível modifica-la e aprender com as ideias dos outros. Eu queria poder agradecer nominalmente cada um de vocês, mas, o facebook só marca 50... e nem todos estão aqui. Queria desejar um fraterno abraço ao pessoal do 3º ano de Taguatinga molecada que esteve comigo desde o meu 1º dia de escola, e era um desejo pessoal terminar este ciclo no Ensino Médio com vocês meus camaradas, vocês me acolheram tão bem graças a pude dar seguimento aomeu trabalho na escola. Um beijo no coração do 2ºdão do Riacho, parceria maneira com essa molecada desde o ano passado (Acreditem no potencial de vocês meninos e não deixem que duvidem que vocês são sinistros). E aos meus novos Brothers do 2º Taguá e 3º Riacho por estes seis meses de um trampo maravilhoso e um convívio maneiro, turmas que possuem verdadeiros craques, só não esqueçam: Nesta vida o sucesso é pautado em 1% de dom e 99% de suor. Arregacem as mangas que assim o mundo será pequeno para o sonho de vocês. Peço-lhes perdão por qualquer equívoco, expressão, repreensão ou atitude mais severa tanto as necessárias como as desnecessárias. Espero que compreendam estas como uma forma de atingir o coração de cada um de vocês para um caminho menos doloroso que a vida tende a nos empurrar. Acredito muito no potencial de cada um e espero que nunca duvidem disso. Peço ao terceirão que não me exclua dos churrascos. rsssss igual o 2º ano do Riacho fez ano passado.... kkkkkkkkkkkkk . Tentarei seguir com vocês no PRE-PAS se assim a escola permitir. Saio da vida de vocês como professor (diariamente em sala de aula), mas nunca como amigo, nunca mesmo. O blog, as twitcam’s, o face estão à disposição de vocês, sempre que precisarem. Para assuntos acadêmicos e afins. Obrigado por cada bate-papo, por cada debate, por cada discussão, por cada confusão. Se hoje sou uma pessoa melhor do que fui ontem é porque tive a oportunidade de conviver com cada um de vocês. Peço-lhes perdão, pois as palavras não devem ter soado com a emoção que eu queria transmitir, tampouco, com a beleza do sentimento que tenho por cada um. Mas, termino este breve texto asseverando que: VOCÊS SÃO FUNDAMENTAIS EM MINHA VIDA!!! TAMO JUNTO!!! LEVO PRA SEMPRE CADA UM DE VOCÊS EM MEU CORAÇÃO. PODEM TER CERTEZA. Queria agradecer aos colegas e amigos da Rede, por todo apoio e carinho, parceiros que gostaria de compartilhar toda minha vida de docência. Contem comigo sempre. Continuamos juntos!!! Um grande beijo no coração de todos!!! FLÁVIO BUENO

2 comentários:

Rubens disse...

Professor lamento muito que você não possa fechar o ciclo do Ensino médio, sempre tive grande consideração por você e por suas aulas que eram muito além do que a matéria pedia.

Os vestibulares de hoje destruíram o sistema educacional e transformaram as aulas em uma corrida contra o tempo para atender as provas de vestibular, tudo aquilo que não atendia o vestibular era ignorado.

Nietzsche criticava o sistema educacional alemão por não educar os jovens para a vida e sim para o mundo de trabalho exclusivamente. Engraçado ver como ela permanece atual nessa sociedade.

Porém essa crítica que faço a educação brasileira não se aplica ao senhor, que em todas as suas aulas sempre discutiu questões que estavam além do que o vestibular pede, o senhor foi o modelo de professor que educa para a vida, dentro daquilo que estava ao seu alcance (1 aula por semana era muito pouco para isso).

Você foi um excepcional professor de geopolítica, as questões levantadas por você em sala eram depois aprofundadas por mim em casa nos tempos livres e nos de estudo.

Em apenas 1 aula semanal nós discutíamos coisas que podem até não cair no Enem, no Pas ou em outro vestibular, mas vão reaparecer na nossa vida.

A aula sobre os protestos na sala da 8ª serie foi uma das melhores aulas que eu tive dentro do Isaac Newton, lembro que eu parei de estudar para as provas (que era naquela semana) por um momento só para assistir aquela aula, valeu a pena.

Eu sou muito grato por ter sido seu aluno e desejo sorte nas suas futuras escolhas profissionais.

Abraços

Obs: Quando eu vi o link no twitter, eu pensei que você estava se despedindo do centro educacional Veja/Abril (me refiro ao Sigma).

Flávio Bueno disse...

Grande Rubens!!!!

Obrigado pelo carinho e amizade nestes dois anos e meio..... muito obrigado mesmo parceiro.... vc é um grande cara, uma mente fantástic... e acredito muito em vc parceiro!!!