terça-feira, fevereiro 03, 2015

Crônica do Dia - A Síndrome do Peru de Natal...

Crônica do Dia

A Síndrome do Peru de Natal...

por Professor Flávio Bueno

Pacto pelo DF???

Eu proponho então um pacto: Todo cidadão de Taguatinga e adjacências que possuir um veículo automotor não pague seu IPVA enquanto todas as ruas da RAIII não estiverem devidamente pavimentadas, sobretudo, sem as crateras lunares que põem em risco o mais importante de nossos patrimônios, nossas vidas.

Fazendo uma conta bem simples: O custo com a implementação dos novos "pardais" gira em torno de 18, 7 milhões. Uma bela bagatela, diga-se. Só nos últimos meses 189 pardais foram instalados nas pistas do DF. Vale ressaltar que não é preciso ser "expert" no assunto ou engenheiro de trânsito para compreender que alguns não tem a mínima necessidade, basta dirigir pela cidade. Chegamos ao absurdo completo "Lady's and Getleman's" - Sejam bem-vindos ao circo onde um pardal vale mais do que uma escola. Não sou contra a fiscalização eletrônica, longe disso, sobretudo quando a meta é salvar vidas. Mas, vamos nos ater a alguns dados:

Fazendo um cálculo simples, temos um valor de aproximadamente 95 mil reais para cada pardal. Para que se tenha uma noção dos custos disso podemos citar a escola pública como exemplo. As despesas de uma espaço educacional com 3 mil alunos giram em torno de 80 mil reais mensal. Exatamente isso... Ou seja, um pardal de trânsito custa mais do que a manutenção da educação de mais de 3000 mil pessoas. Quantos computadores um pardal não compraria se não tivéssemos esta busca incessante por arrecadação. Aliás, talvez um projeto de reeducação no trânsito, com esta verba, faria com que necessidade de pardais caíssem consideravelmente, certo?

Mas, vamos nos ater às condições asfálticas. Pois bem, no ano de 2014 o Detran-DF arrecadou cerca de 52 milhões de reais em multas de pardais, o que sem dúvida é uma baita arrecadação. Agora eu pergunto o que disso foi transformado em melhoria das condições de dirigibilidade em nossa cidade? E insisto, se essa verba fosse destinada a educação cidadã para o trânsito teria, sem dúvida, muito mais êxito. De 2013 a 2014 mais de 800 km de asfaltos foram reconstruídos pela Novacap, gerando um custo e 437 milhões de reais. Valores no mínimo questionáveis, já que a própria empresa supracitada possui sua usina asfáltica e já produz o seu asfalto "ecológico" com menor custo. Mesmo assim vi o recapeamento em algumas cidades, inclusive em Taguatinga, no setor comercial, entretanto, e o resto da cidade???. Tem buraco aqui completa bodas de algodão... de prata... de ouro... de diamante. Só com IPVA, o Distrito Federal arrecadou em 2014, algo em torno de 590 milhões de reais, isso porque, 30% dos veículos estavam transitando com os tributos atrasados. Ou seja, a conta não fecha...

Em suma, questiona-se (pois faço o mesmo) a altivez e austeridade da gestão anterior, todavia, preocupo-me com a construção do "mimimi" eterno. Enquanto isso o contribuinte ouve o governador falar sobre um pacto pelo DF. Ok, Vamos fazer assim. "Dê os começo" (como diria um moleque da minha quebrada ao iniciar uma briga). Comece reduzindo durante um ano os salários dos membros do executivo, bem como, as verbas de gabinete para secretarias e para a Câmara Legislativa do DF.
Seria bem legal alguém promover um pacto pela cidade, cortando na própria carne. E não usando o contribuinte para isso. Proponha a Celina Leão, atual presidente da Câmara Legislativa, uma redução de salários na pauta dos serviços da assembleia. Claro que ela não fará isso, mesmo porque, segundo denúncias do MPDFT a gestão dela na Administração de Samambaia é mais suja do que privada de prostíbulo de beira de estrada.

Então proponho um pacto. Boicote ao IPVA. Já que não temos contrapartida do mesmo. Aliás, temos uma baita contrapartida trocar nossos pneus, nossa suspensão e nossa caixa craniana ou toráxica quando algo de mais grave ocorrer conosco. Vivemos a síndrome do Peru de Natal: MORREMOS DE VÉSPERA. Ou sobrevivemos à custa do protagonista de nossas histórias. O OUTRO. Ou a falta que a incapacidade administrativa de alguém nos faz.

Oremos.

2 comentários:

Lígia Percon disse...

👏👏 sempre quis bater palma dps das suas aulas kk agora posso fzr isso

Flávio Bueno disse...

Rs... Poxa minha querida... Muito Obrigado pelo seu carinho... fico sem palavras... E não se esqueça... To aqui pro que vc precisar!!!