A Geografia de Yves Lacoste
Yves Lacoste, geógrafo e geopolítico francês é considerado como um dos fundadores da geografia moderna, em 1976 escreveu o livro A geografia serve, antes de mais nada, para fazer a guerra, título que depois foi substituído por Geografia: Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra, pois os leitores estavam assimilando a geografia como uma ciência de estratégias de guerra apenas, sendo o objetivo do autor mostrar que elaborar estratégias militares é a função mais antiga da geografia cientifica.
Em seu livro o autor faz duras críticas à velha geografia, afirmando que ela sempre existiu a serviço da dominação, do poder e afirma que a geopolítica, “não é a caricatura e nem uma pseudogeografia, ela seria o âmago da geografia, a sua verdade mais profunda e recôndita”. (Lacoste, 1993, p.2), sendo uma das suas maiores preocupações a manipulação do individuo através do ensino da geografia que era totalmente despolitizado e limitava a visão a cerca das potencialidades dessa disciplina.
Diante da ameaça que a geografia, serve para fazer a guerra, alguns conteúdos foram retirados, dando a está um caráter exclusivamente enciclopédico não permitindo no individuo reflexões sociais, pois seu objetivo era formar pessoas obedientes ao sistema, com uma visão de mundo limitada e fáceis de serem manipulados.
Em seu livro Lacoste sustenta a idéia de que a geografia subdivide-se em duas formas, Geografia dos Estados Maiores e a Geografia dos Professores. A Geografia dos Estados Maiores reuni um conjunto de representações e conhecimentos do espaço utilizado pelos detentores de poder. A Geografia dos professores é mais recente, criada com o objetivo de furtar da geografia a sua importância estrategista de pensar o espaço, extraindo a razão de ser dessa disciplina, como afirmar Lacoste, “... a de melhor compreender o mundo para transformá-lo, a de pensar o espaço para que nele se possa lutar de forma mais eficaz”. (1993, p.3)
A partir dos vários questionamentos levantados por Lacoste no inicio do seu livro, como: “Para que serve a geografia? Qual é a sua função social? Possui ela alguma outra utilidade que não seja a de dar aulas de Geografia? Ela é ou não é ciência?“, podemos refletir que a geografia é uma ciência estrategista que nos fornece conhecimentos variados sobre o espaço e serve em primeiro lugar para promover a paz, por que não?
Bibliografia: LACOSTE, Yves. A geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução Maria Cecília França. Campinas: Papirus, 1993
Fonte: http://flaviaribeirogeografia.blogspot.com.br/2012/04/geografia-de-yves-lacoste.html?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário