quinta-feira, dezembro 09, 2010

TEXTO 1 - Para 7ª SÉRIE - o MUNDO ATUAL: Unidade e Diversidade!!!

O Mundo Atual: Unidade e Diversidade

Como estudar o mundo em que vivemos?

Quando falamos em mundo atual, normalmente estamos nos referindo à humanidade e ao espaço que ela ocupa: a superfície do planeta Terra. O mundo que os seres humanos habitam, e no qual produzem modificações, é o espaço mundial. Como dividir esse mundo para estudá-Io melhor?

Veja na página a seguir o mapa da divisão política do mundo atual. Observando-o, vemos que quase toda a superfície da Terra está dividida em nações ou países.

Existem hoje quase duzentos países no mundo. Alguns, como a Rússia ou o Canadá, são imensos. Outros, como o Vaticano ou Mônaco, são tão pequenos que se torna difícil visualizá-Ios no mapa. Apenas a Antártida, um continente gelado, ainda não está dividida em países, embora até mesmo esse território seja disputado por diversas nações.

Um país pode ser estudado sob vários aspectos. Por exemplo: em termos de seus tipos de clima, de sua produção agrícola ou industrial, etc.; em termos de seu desenvolvimento econômico e tecnológico ou poderio político-militar; em termos de população (como e onde vivem seus habitantes, qual o seu padrão de vida, etc.).

Como você pode notar, existem diferentes critérios para estudar um país. Da mesma forma, o mundo em que vivemos pode ser estudado de diversas maneiras.

Atualmente, são seis os critérios mais utilizados para a divisão do mundo:

Em continentes: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida;

Segundo as paisagens naturais: áreas tropicais, temperadas, desérticas, etc.;

Em países ricos e pobres;

Segundo o tipo e o nível de industrialização de cada país;

Segundo as grandes associações econômicas e comerciais: União Européia, Mercosul e outros;

Segundo a cultura dos povos (religião, hábitos, costumes, etc.).

Portanto, para estudar o mundo é preciso regionalizá-Io. Regionalizar um espaço significa dividi-Io em regiões, em áreas que tenham, cada uma, algumas características importantes em comum. Normalmente se regionaliza um espaço nacional: as regiões do Brasil ou dos Estados Unidos, por exemplo.

O que significa, então, regionalizar o mundo? Significa agrupar as nações em grandes regiões ou conjuntos regionais.

Apesar de os países em geral apresentarem diferenças -- culturais, econômicas, políticas, sociais --, sempre existem alguns traços ou critérios comuns que permitem classificá-Ios em grupos ou conjuntos regionais.

Cada um dos seis critérios citados retrata um aspecto da realidade e por isso todos eles são válidos. Tomemos como exemplo o Japão, país do continente asiático com renda per capita e qualidade de vida elevadas. Levando em conta apenas sua localização, o Japão seria estudado com os demais países asiáticos, como Índia, Vietnã, Indonésia e Coréia do Norte. Porém, ele apresenta características bem diferentes dessas nações e se parece mais com os Estados Unidos e com os países da Europa ocidental do que com seus vizinhos da Ásia. Outro exemplo é o México. Embora se localize na América do Norte, vizinho dos Estados Unidos, o México apresenta certas características econômicas (dívida externa, distribuição desigual da renda, forte influência de empresas estrangeiras, etc.) que o tornam semelhante ao Brasil e à Argentina, países geograficamente mais distantes.

Nosso plano de estudo

A industrialização e o desenvolvimento econômico, o regime político e os padrões de vida da população, entre outros, são elementos sociais, pois são produzidos pelas pessoas que formam uma sociedade.

O ser humano não tem o poder de transformar a sociedade à sua própria vontade. As ações humanas são limitadas por uma série de fatores, como a natureza e o nível de desenvolvimento tecnológico. Mas o ser humano pode planejar suas ações e, assim, ao longo do tempo, vai modificando a natureza e alterando seu modo de vida.

Para termos uma visão mais correta dos inúmeros países que compõem o nosso mundo, precisamos encontrar os critérios sociais mais adequados para agrupá-Ios e estudá-Ios. Para estudar os diversos países do mundo atual, decidimos agrupá-Ios utilizando critérios sociais. Os elementos naturais serão apresentados sempre que necessário.

É importante lembrar que uma classificação com base no social é sempre provisória, pois está sujeita a alterações impostas pela sociedade, assim como uma classificação por continentes pode durar milhares de anos, mas será meramente descritiva.

A divisão que adotaremos é cada vez mais utilizada na atualidade: Estados do Norte e Estados do Sul, ou países desenvolvidos e países subdesenvolvidos. Essa divisão em países desenvolvidos (ou do Norte) e subdesenvolvidos (ou do Sul), que segue o critério social, não é rígida e permanente como a localização por continentes. É complexa e sujeita a dúvidas e polêmicas. Mas isso apenas enriquece nosso estudo, porque possibilita uma reflexão sobre os acontecimentos do dia-a-dia.

Veja no mapa a divisão do mundo atual segundo critérios socioeconômicos.

Conforme podemos observar, a divisão entre países do Norte e do Sul não tem o equador como linha divisória, mas sim o nível de pobreza ou de riqueza de sua população. Os países ricos ou desenvolvidos estão situados em sua maioria ao norte do trópico de Câncer, e os países pobres ou subdesenvolvidos localizam-se em grande parte ao sul do trópico de Câncer. A linha divisória entre o Norte industrializado e o Sul subdesenvolvido, portanto, não é uma linha reta, e sim uma curva: ela passa pela fronteira entre Estados Unidos e México, entre a Europa e a África, e no Oriente, no oceano Pacífico, faz uma grande abertura para o Sul para incluir a Austrália e a Nova Zelândia no Norte.

Mas é lógico que não podemos estudar todo o Sul ou todo o Norte em conjunto, pois cada um desses "mundos" apresenta grandes diferenças e/ou disparidades. Tanto no Sul quanto no Norte existem grupos de países - ou grandes regiões - com características comuns, em especial no que se refere à localização e à formação histórica. Nos países do Sul podemos distinguir ou individualizar as seguintes grandes regiões: América Latina; África; Oriente Médio; Sul, Sudeste e Leste da Ásia. E cada um desses conjuntos também apresenta particularidades, como os casos do México e do Brasil na América Latina; da América Central; da China, no Leste da Ásia; dos chamados "tigres asiáticos"; etc. E os países do Norte podem ser divididos em América Anglo-Saxônica (Estados Unidos e Canadá); Europa (ocidental e oriental); países da CEI (Comunidade dos Estados Independentes); Japão; Austrália; e Nova Zelândia.

2 comentários:

BRECHÓ DA HELP disse...

Olá, sou mãe do Iago, seu aluno no Brasil Central, não consegui visualizar as imagens, são importantes? Obrigado. Socorro Silva - mariaa@mpdft.gov.br

Beatriz Araujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.