quarta-feira, junho 01, 2011

TEXTO PARA 3º ANO - BRASIL CENTRAL - Geografia – Recursos Naturais

Geografia  – Recursos Naturais
Hoje iremos falar um pouco sobre os recursos naturais, esta matéria você encontra na apostila de Geografia do Ensino Fundamental, logo abaixo teste seus conhecimentos. Estude e faça o exercício!
Os Recursos Naturais
Ao utilizar elementos da natureza, criando e transformando o espaço geográfico, esses elementos passam a constituir recursos, possíveis de serem utilizados pelo homem – se o homem utiliza desses recursos para transformá-los em produtos, esses são chamados de matérias-primas.
Como a natureza é diversificada, constituída de diversos elementos, temos vários tipos de recursos.
O uso intenso de alguns deles, ou seu uso inadequado, pode comprometer sua utilidade (esgotar esse recurso) ou prejudicar o meio-ambiente.
Os tipos de recursos naturais
Recursos Naturais são todos os elementos da natureza utilizados pelo homem. A água, o solo, os minérios, as florestas são alguns dos recursos naturais que o homem pode utilizar.
Os recursos naturais são classificados em dois tipos: recursos naturais renováveis, e recursos naturais não-renováveis.
Os recursos naturais renováveis são aqueles que, uma vez utilizados pelo homem, podem ser repostos. Por exemplo: a vegetação (através de reflorestamento) as águas, o ar, o solo (através de adubos, da irrigação).
Os recursos naturais não renováveis são aqueles que, uma vez utilizados pelo homem, não podem ser repostos. Por exemplo: o petróleo, o carvão, o ferro, o manganês, etc. ; Uma vez utilizado o petróleo, por exemplo, não é possível repor ou reciclá-lo (a natureza leva séculos para produzi-lo).
O fato de um recurso ser renovável não significa, contudo, que ele deva ser utilizado sem cuidados ou que ele seja inesgotável. Se houver mau uso ou descuido com a conservação desse recurso ele pode se perder. A água, por exemplo, que existe em abundância na natureza, se for poluída em excesso, torna-se inutilizável. Uma floresta diversificada, se substituída por árvores de uma única espécie (eucaliptos, por exemplo), faz desaparecer vários animais que dependam da diversidade de plantas.
Dessa forma, mesmo os recursos renováveis só devem ser utilizados com métodos racionais e com a preocupação com a sua conservação.
A conservação dos recursos
poluicao
A conservação dos recursos naturais tem como preocupação a utilização adequada dos recursos que o homem transforma ou consome. A conservação envolve a utilização racional dos recursos, e não apenas guardá-los.

A natureza deve ser utilizada para atender as necessidades do presente, para a satisfação dos seres humanos, mas levando em conta o futuro, as novas gerações que virão, a quem temos a obrigação de deixar um ambiente sadio.
Foi a partir da degradação do meio ambiente pelo homem, sobretudo no século XX, com a extinção de espécies animais e vegetais, que surgiu a preocupação com a conservação da natureza. Até quando teremos florestas? Quando se esgotarão o petróleo e o carvão? As baleias sobreviverão à matança desenfreada? O conservacionismo procura responder a essas perguntas, preocupando-se em aliar um aproveitamento dos recursos com sua conservação.
Além da conservação, entretanto, há casos em que é necessário uma atitude mais efetiva de proteção ao meio ambiente. É necessária a preservação isto é, deixar intactos certos ambientes, por sua riqueza única. Daí se falar em patrimônio cultural-ecológico da humanidade. São lugares que possuem valor inestimável, como o Pantanal mato-grossense (que possui a fauna mais rica da América), a Floresta Amazônica, a Floresta do Congo, a Antártida, as pirâmides do Egito, a cidade de Jerusalém (cidade santa para cristãos, judeus e muçulmanos), etc.
Para que as futuras gerações tenham conhecimento da riqueza que a natureza criou é necessário preservar esses ambientes contra a ganância e ambição da exploração a qualquer custo.
A Terra é nossa morada, nossa “casa”. Deixá-la habitável da melhor maneira é nossa obrigação.

Nenhum comentário: