SEGUE ALGUMAS QUESTÕES ADICIONAIS DE VESTIBULAR PARA APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS SOBRE GEO.
DAPHNE
13. Uma importante agenda internacional
foi cancelada devido aos ataques terroristas contra os Estados Unidos no início
de setembro: a Sessão Especial sobre a Criança da Assembléia Geral das Nações
Unidas, na qual seriam discutidos dados estarrecedores: 11 milhões de crianças
morrem por ano em todos os continentes. São 30 mil por dia. Cinco World Trade
Centers! No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 108 mil crianças morrem
anualmente antes de completar o primeiro ano de vida. São dezoito World Trade
Centers repletos de bebês por ano e um e meio a cada mês. E não existe, em
nenhum lugar, nenhum exército sendo formado,
nenhum contingente se deslocando, nenhuma opinião pública mobilizada,
ainda que dividida, pela erradicação de todos os males que vitimam esta
população. (Adaptado de Folha de S. Paulo,
30/9/2001.)
a) Apresente três características
socioeconômicas que explicam os altos índices de mortalidade infantil no
Brasil.
b) O problema pode ser solucionado
apenas pela redução das taxas de natalidade? Justifique sua resposta.
c) Como a mobilização da opinião pública
pode contribuir para a solução do problema?
14. O buraco da camada de ozônio transformou mais
uma vez em pesadelo a vida de 120 mil habitantes de Punta Arenas, no sul do Chile. Eles foram alertados de que, se
tivessem de sair de casa entre 11 e 15 horas, deveriam necessariamente utilizar
mangas compridas, óculos escuros, chapéus e protetor solar. (Adaptado da
Revista Veja, 18/10/2000.)
a) Por que o sul do Chile sofre com mais
intensidade as influências do fenômeno assinalado?
b) Por que o buraco da camada de ozônio
exige das pessoas os cuidados especiais mencionados?
c) Considerando a hipótese de que os
danos na camada de ozônio sejam fruto da ação humana, quais as ações que
poderiam contribuir para a sua estabilização no tamanho atual, ou para sua
diminuição dentro de 10 anos, aproximadamente?
15.
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que
reúne os principais países desenvolvidos) tem como um dos objetivos orientar as
políticas de desenvolvimento econômico e de aplicação de investimentos a partir
da produção de informações, estatísticas e interpretações a respeito da
situação socioeconômica dos países em que se deseja investir. Nesse sentido, a
OCDE coordenou recentemente a avaliação do desempenho em leitura, ciência e
matemática, de alunos de 15 anos de idade em 32 países, incluindo o Brasil.
Observe a classificação de alguns desses países, com respeito ao desempenho em
matemática e leitura de alunos de escolas públicas e particulares.
MATEMÁTICA |
LEITURA
|
||
ESCOLAS PÚBLICAS
|
ESCOLAS
PARTICULARES
|
ESCOLAS PÚBLICAS
|
ESCOLAS
PARTICULARES
|
Japão
– 1o
|
Reino
Unido – 1o
|
Finlândia
– 1o
|
Reino
Unido – 1o
|
Coréia
– 2o
|
Japão
– 5o
|
Japão
– 3o
|
Finlândia
– 4o
|
Finlândia
– 3o
|
Coréia
– 7o
|
Coréia
– 4o
|
EUA
– 7o
|
Reino
Unido – 7o
|
Finlândia
– 10o
|
Reino
Unido – 7o
|
Coréia
– 10o
|
França
– 9o
|
EUA
– 11o
|
França
– 12o
|
Japão
– 14o
|
EUA
– 17o
|
França
– 13o
|
EUA
– 13o
|
França
– 17o
|
México
– 29o
|
México
– 23o
|
México
– 29o
|
México
– 23o
|
Brasil
– 30o
|
Brasil
– 25o
|
Brasil
– 30o
|
Brasil
– 25o
|
a) Identifique, nas duas tabelas, os
países em que os alunos de escolas públicas apresentam desempenho melhor do que
os alunos de escolas particulares.
b) Explique como as políticas econômicas
adotadas por esses países podem ajudar a explicar as diferenças assinaladas.
16. “O impacto de uma obra como o
Rodoanel sobre o meio urbano está muito além da questão do tráfego,
interferindo na dinâmica econômico-territorial da região [...], levando o
empreendimento a se constituir como fator de reordenamento do uso do solo da
Região Metropolitana.” (Raquel Rolnik, Parecer
Técnico, Ministério Público Federal.)
Com
base nos seus conhecimentos, responda:
a) O que é um rodoanel?
b) Cite um problema
local ou regional que justifique a construção de um rodoanel.
c) Considerando o texto acima, dê dois
exemplos de interferência do rodoanel na dinâmica econômico-territorial de uma
região.
17. “Já foi dito que as
religiões, todas elas sem exceção, nunca serviram para aproximar e congraçar os
homens, que, pelo contrário, foram e continuam a ser causa de sofrimentos
inenarráveis, de morticínios, de monstruosas violências físicas e espirituais
que constituem um dos mais tenebrosos capítulos da miserável história humana.”
(José Saramago, “O Fator Deus”, Folha de
S. Paulo, 18/9/2001.)
a) Considerando o texto acima, cite dois
conflitos presentes no mundo atual que têm como justificativa questões
religiosas.
b) Que outro importante aspecto pode
explicar a natureza desses conflitos?
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