terça-feira, abril 24, 2012

3º ano - QUESTÕES DE VESTIBULAR

GALERA DO 3º ANO DA REDE ISAAC NEWTON


SEGUE ALGUMAS QUESTÕES ADICIONAIS DE VESTIBULAR PARA APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS SOBRE GEO.

DAPHNE

13. Uma importante agenda internacional foi cancelada devido aos ataques terroristas contra os Estados Unidos no início de setembro: a Sessão Especial sobre a Criança da Assembléia Geral das Nações Unidas, na qual seriam discutidos dados estarrecedores: 11 milhões de crianças morrem por ano em todos os continentes. São 30 mil por dia. Cinco World Trade Centers! No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 108 mil crianças morrem anualmente antes de completar o primeiro ano de vida. São dezoito World Trade Centers repletos de bebês por ano e um e meio a cada mês. E não existe, em nenhum lugar, nenhum exército sendo formado,  nenhum contingente se deslocando, nenhuma opinião pública mobilizada, ainda que dividida, pela erradicação de todos os males que vitimam esta população. (Adaptado de Folha de S. Paulo, 30/9/2001.)

a) Apresente três características socioeconômicas que explicam os altos índices de mortalidade infantil no Brasil.
b) O problema pode ser solucionado apenas pela redução das taxas de natalidade? Justifique sua resposta.
c) Como a mobilização da opinião pública pode contribuir para a solução do problema?


14.  O buraco da camada de ozônio transformou mais uma vez em pesadelo a vida de 120 mil habitantes de Punta Arenas, no  sul do Chile. Eles foram alertados de que, se tivessem de sair de casa entre 11 e 15 horas, deveriam necessariamente utilizar mangas compridas, óculos escuros, chapéus e protetor solar. (Adaptado da Revista Veja, 18/10/2000.)

a) Por que o sul do Chile sofre com mais intensidade as influências do fenômeno assinalado?
b) Por que o buraco da camada de ozônio exige das pessoas os cuidados especiais mencionados?

c) Considerando a hipótese de que os danos na camada de ozônio sejam fruto da ação humana, quais as ações que poderiam contribuir para a sua estabilização no tamanho atual, ou para sua diminuição dentro de 10 anos, aproximadamente?

15.  A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que reúne os principais países desenvolvidos) tem como um dos objetivos orientar as políticas de desenvolvimento econômico e de aplicação de investimentos a partir da produção de informações, estatísticas e interpretações a respeito da situação socioeconômica dos países em que se deseja investir. Nesse sentido, a OCDE coordenou recentemente a avaliação do desempenho em leitura, ciência e matemática, de alunos de 15 anos de idade em 32 países, incluindo o Brasil. Observe a classificação de alguns desses países, com respeito ao desempenho em matemática e leitura de alunos de escolas públicas e particulares.

MATEMÁTICA

LEITURA
ESCOLAS PÚBLICAS
ESCOLAS PARTICULARES
ESCOLAS PÚBLICAS
ESCOLAS PARTICULARES
Japão – 1o
Reino Unido – 1o
Finlândia – 1o
Reino Unido – 1o
Coréia – 2o
Japão – 5o
Japão – 3o
Finlândia – 4o
Finlândia – 3o
Coréia – 7o
Coréia – 4o
EUA – 7o
Reino Unido – 7o
Finlândia – 10o 
Reino Unido – 7o
Coréia – 10o
França – 9o
EUA – 11o
França – 12o
Japão – 14o
EUA – 17o
França – 13o
EUA – 13o
França – 17o
México – 29o
México – 23o
México – 29o
México – 23o
Brasil – 30o
Brasil – 25o
Brasil – 30o
Brasil – 25o
a) Identifique, nas duas tabelas, os países em que os alunos de escolas públicas apresentam desempenho melhor do que os alunos de escolas particulares.

b) Explique como as políticas econômicas adotadas por esses países podem ajudar a explicar as diferenças assinaladas.

  
16. “O impacto de uma obra como o Rodoanel sobre o meio urbano está muito além da questão do tráfego, interferindo na dinâmica econômico-territorial da região [...], levando o empreendimento a se constituir como fator de reordenamento do uso do solo da Região Metropolitana.” (Raquel Rolnik, Parecer Técnico, Ministério Público Federal.)
Com base nos seus conhecimentos, responda:

a) O que é um rodoanel?

b) Cite um problema local ou regional que justifique a construção de um rodoanel.

c) Considerando o texto acima, dê dois exemplos de interferência do rodoanel na dinâmica econômico-territorial de uma região.

 
17. “Já foi dito que as religiões, todas elas sem exceção, nunca serviram para aproximar e congraçar os homens, que, pelo contrário, foram e continuam a ser causa de sofrimentos inenarráveis, de morticínios, de monstruosas violências físicas e espirituais que constituem um dos mais tenebrosos capítulos da miserável história humana.” (José Saramago, “O Fator Deus”, Folha de S. Paulo, 18/9/2001.)

a) Considerando o texto acima, cite dois conflitos presentes no mundo atual que têm como justificativa questões religiosas.
b) Que outro importante aspecto pode explicar a natureza desses conflitos?

Nenhum comentário: