segunda-feira, fevereiro 18, 2013

3º ANO - ENSINO MÉDIO - REDE ISAAC NEWTON - Material complementar e atividades

Boa Noite Meninos,

É com muita alegria que inauguramos as atividades do Blog.

Para o 3º Ano temos os seguintes materiais.

Para a compreensão da realidade do Continente Africano durante o século XIX e XX, bem como, a compreensão da Conferência de Berlim segue um livro confeccionado pela Unesco, que faz parte do site do Domínio Público, portanto, posso asseverar que não se trata de uma utilização ilícita de Direito Autoral.

Segue o link dos livros.
África no Século XIX até 1880
África de 1880 até o início do Século XX

Texto para Análise:

http://www.marxists.org/portugues/molotov/1954/mes/berlim.htm

Senhores, o texto acima é para uma análise de no máximo 30 linhas sobre as principais consequências da Conferência de Berlim. O texto é um pouco longo, mas de leitura fácil. E para não ficar apertado para vocês peço-lhes que me entregue na próxima aula, da semana que vem. Vale ressaltar que não é um resumo, e sim uma análise.


Vídeo interessante sobre a História da África.

Conceitos Gerais:

O Que é Geografia Política...?
É um dos ramos da Geografia Social ou Humana que busca compreender as relações de poder no espaço geográfico. A Geografia Política visualiza o Estado através da organização do espaço. Os processos principais ligados ao poder são objetos de estudo da Geografia
Política caracterizando-a como:
- não só social, mas também geográfica;
- faz uma análise geográfica do espaço;
- estuda as relações de poder e a sua correlação com o espaço.
A Geografia Política moderna estuda uma região humanizada como uma unidade política, observando suas bases geográficas e territoriais, as modificações na distribuição demográfica, o seu potencial econômico comparando com as que estão em seu entorno e os outros fenômenos sociais.
Ela nasceu com a obra Politische Geographie do alemão FRIEDRICH RATZEL, (ilustração) publicado em 1897. Com ele, inicia-se um estudo sistemático da dimensão geográfica da política, onde a espacialidade e a territorialidade do Estado era o principal objeto de preocupação. A partir de RATZEL, a Geografia Política ganha um novo significado, passa a ser entendida como o estudo geográfico ou espacial da política, e não mais como um estudo genérico dos Estados.

E a Geopolítica?
A Geopolítica surgiu no século XX. Visualiza e estuda o espaço do ponto de vista do Estado. Ela não se caracteriza como ciência, e sim como uma estratégia política a serviço do Estado.
Então, o que tem a ver
Estratégia, Geoestratégia com a Geopolítica?
Estratégia
– como definição antiga, significa a arte de administrar a guerra; atualmente, significa qualquer tipo de plano, técnica ou estratagema e não tem nada a ver com espaço geográfico.
Geoestratégia
– tem a ver com a dinâmica espacial, estuda como se dará as ações militares no espaço numa situação de guerra.
Geopolítica
– tem uma preocupação fundamental com a correlação de forças, antes militar, hoje econômico-tecnológica, cultural e social a nível territorial e com ênfase no espaço mundial. Na prática e conceitualmente, fica difícil separar e distinguir a geoestratégia da Geopolítica, mesmo porque o termo “estratégia” se popularizou tanto, que não tem mais nada com o conceito original

Segundo Magnoli:
“A Geopolítica é um saber estratégico a serviço dos Estados,
mas também é ferramenta para a compreensão mais profunda e
refinada das relações entre a política e a Geografia. A investigação
geopolítica do espaço geográfico descortina formas inusitadas de
enxergar o mundo.”

(Demétrio Magnoli, O Mundo Contemporâneo. SP. Atual 2004.

Fonte: Faculdade de Tecnologia e Ciência - Geografia. 

Nenhum comentário: