segunda-feira, abril 15, 2013

CRÔNICA DO DIA - ACONTECEU NA NOVA ZELÂNDIA!!!!!



CRÔNICA DO DIA - ACONTECEU NA NOVA ZELÂNDIA!!!!!

por Flávio Bueno

Jura???

Todos os dias, passo em frente ao Mané Garrincha e assevero aos meus botões, que nunca antes na estória dessa cidade (ESTÓRIA MEMSO. Porque aqui as coisas só são compreendidas no campo do folclore) essa obra ficaria pronta. E não era difícil imaginar o adiamento. Culpa de São PEDRO? Do Tribunal de Contas do DF? Da Empresa que comanda a Obra? DO GOVERNO? Não sei. Mas, tenho uma alternativa. TODOS, inclusive você cara pálida. Sobretudo, do antigo governo que entregou o Estádio e as dívidas públicas em verdadeiro caos. Não acredito que os senhores precisam ser lembrados de alguns fatos???? É sério??? Então vamos lá. Os empréstimos feitos ao Banco Mundial para a construção do VLT? (Aquele mesmo cuja obra está abandonada entre o setor hospitalar e o setor policial sul) Está igual o Jaca Paladium (Personagem da extinta TV COLOSSO): "Aconteceu na Nova Zelândia". As garantias com os credores não foram cumpridas, o dinheiro para as obras sumiu. Até cheque sem fundo a antiga gestão deu para fornecedores da obra do Mané Garrincha (Me nego a chamar de Estádio Nacional). Pouco se fala nisso, pelo simples fato de o brasileiro ter memória curta, principalmente, quando se trata dos seus próprios interesses. Ora, numa facilidade monstruosa, são esquecidos os valores, a ética, a honestidade, os bons modos, ou seja, o discernimento entre o que é certo e errado, daquilo que é justo ou não. Da obra superfaturada do Bezerrão e do fatídico certame, de orçamento duvidoso, com o selecionado português, do Glorioso Galã de cemitério bizantino da propaganda da Clear, Cristiano Ronaldo. Até ter um governador preso após ter sido deflagrado um dos maiores esquemas de prostituição financeira da "estória" deste país, tem uma considerável influencia neste engodo em que se transformou o período pré-copa do Mundo em nossa cidade.
Não sou contrário a Copa. Longe disso até. Minha família viveu, respirou e bebeu da fonte do futebol de Brasília e me orgulho disso. Acho que a Capital Federal tem sim que ter um Estádio a nível mundial, não pelo evento desportivo, mas por Brasília e pelos brasilienses, por sermos a 6ª economia mundial, enfim, por “n” fatores.  Acredito, ainda, que o futebol do DF, tende a crescer e atrair mais investidores, e claro, oportunistas, lavagem de dinheiro, etc. Queria muito que meu pai tivesse a oportunidade de ver esse Estádio e assistir um acontecimento desse porte nos campos em que ele sempre defendeu, com muita honra, o seu DOM. Mas, precisamos ter responsabilidade com o dinheiro público. E o tal legado que a Copa deixará??? Não vi uma escola nova sendo construída. As reformas dos hospitais são de fachada. O Transporte público de nossa cidade é vergonhoso. Mesmo assim, por incrível que possa parecer, melhoramos. Mas, nem de longe o suficiente para dar um atendimento digno a nossa população. Vivemos um clima de intranquilidade em Brasília. A violência atinge índices alarmantes. Mas, não podemos ser hipócritas de creditar isso somente a atual gestão, são décadas de infortúnios governamentais, que acho que se Jesus Cristo viesse a ser eleito governador do DF a coisa não emplacaria, e teria gente querendo crucifica-lo, novamente, em plena Praça dos Três Poderes. E não me venham defender o indefensável e nem com a afirmação torpe e cretina de que “roubou mais fazia”. Porque nenhum deles sofreu do complexo de ROBIN HOOD para ser adorado por mentes venenosas que justificam a depravação moral de nossa sociedade.
Não estou nem aí para as exigências da FIFA... Estou sim, seriamente preocupado, é com o nosso dinheiro, mal gasto em uma obra que não nos servirá pelo menos nos próximos dois anos. Mesmo porque a senhora FIFA se acha no Direito até de se apoderar do nome do Estádio, da vida da cidade, da SUA própria vida. Aliás, FIFA, de repente você poderia modificar o nome das cidades para adequar as suas perspectivas e dos turistas que nos visitarão. Quem sabe???? Envio-te até algumas sugestões: Brasland, Pilot Plan City, Brasichester, BRA”Z”ÍLIA, Brasidon, Brasipool, BRAZ DC, BraZPARK, ou quem sabe, dar-te-á um nome de uma dos seus patrocinadores: Visa City, COKE LAND, Adidas DC. Ela acha que Mané Garrincha não é um nome de expressão e de fácil entendimento para os chatos dos europeus que sairão daqui falando todas as asneiras possíveis sobre o nosso país. Mas, o tal “Anjo das Pernas Tortas”, ganhador de duas Copas do Mundo, sendo uma delas como protagonista, 1962. Reconhecidamente, entre os 10 maiores nomes da história do futebol, não é um nome que seria de fácil interpretação para o público que vem a um evento futebolístico??? Não acredito. Qualquer cidadão com anencefalia, que viu duas partidas de futebol, já viu ou ouviu dizer sobre as proezas do senhor nascido em PAU GRANDE, distrito de MAGÉ, Município do Estado do Rio de Janeiro, Lorde Manuel Francisco dos Santos, ou simplesmente MANÉ GARRINCHA. Mas, falamos do mundo perfeito, aquele na qual eles são oriundos. Aliás, foi hoje nos E.U.A, 1º Mundo, que aconteceu um ataque a bomba em uma das principais Maratonas do Planeta, a Maratona de Boston??? 2 mortos e mais de 100 feridos??? Confirma produção??? Alguém abre a boca para proibir evento esportivo na Terra do Tio Sam? A Maratona de Nova Iorque, O Master Series, a NBA, a NFL, e todos os grandes eventos esportivos dos Ianques foram impedidos de se realizar por conta do perigo eminente de terrorismo. Agora, quando se fala do Brasil, aparece um monte de francês, que nunca levantou um martelo para pregar um prego em uma barra de sabão, para nos humilhar. Ah me faz um favor, está com medo de vir para o país mais lindo do mundo. Fique onde está!!! LONGE. Estamos no fim do Mundo, mas esse tipo de coisa não acontece aqui. É bem verdade que temos cuecas cheias de dólares, pastor orando pela propina adquirida, mas terrorismo não. Temos sim, um complexo de vira-lata que nos impede de olharmos com mais carinho e responsabilidade para nosso país.
Entretanto, o assunto principal é o término da obra do Estádio Nacional Mane Garrincha. Não quero nem de longe fazer da Copa um problema para a nossa cidade. Mesmo porque, o problema pra mim não é a COPA e, sim, a forma pelo qual o povo brasileiro exerce a sua democracia. Acho que esquecemos o significado deste conceito, esquecemos que temos poder de gerenciar nosso país. Somos acomodados e, infelizmente, essa é a maior e mais absoluta verdade. Achamos que com o voto, nossos problemas terminam, bem como, a nossa responsabilidade, e a verdade nua crua é: NÃO, A SUA RESPONSABILIDADE SÓ AUMENTA. Até quando viveremos de fatos e lendas? Até quando esperar, a plebe se ajoelhar, esperando a ajuda de Deus? O adiamento da entrega do “Mané” só evidencia a nossa ingerência em criar, produzir e executar, com responsabilidade, o que pode contribuir para o crescimento moral de nossa sociedade. Não a COPA, pois essa não tem o efeito de transformar nosso povo. O que precisamos mudar não são os Felicianos e Calheiros, esses já são de formação defeituosa e nem todo recall do universo seria capaz de mudar isso. O que precisamos é reconstruir o nosso desejo de fazer a diferença em nosso próprio país. De ser protagonista das nossas decisões. Não é simplesmente apagar a Copa do Mundo ou as Olimpíadas de nosso calendário. É lutar para que estes cumpram a sua função primordial de colocar o maior potencial desperdiçado do planeta (BRASIL) no lugar em que ela merece, o de maior potencia social dentre os países do mundo. Para esse Brasil é que você precisa lutar. Chega de viver o complexo de Pinóquio, pois afinal de contas, pois você é o maior prejudicado. Quando menos você esperar o Estado não qual você faz o favor de prevaricar, pode lhe faltar. Nesse momento meu nobre amigo lembre-se do que você fez com o seu voto e com a vida de seus pares. Nem sempre focinho de porco é tomada. Se omitir das causas públicas é o primeiro ato, na peça intitulada “autodestruição”.

Att. Flávio Bueno

Um comentário:

Unknown disse...

Concordo