segunda-feira, agosto 05, 2013

Petróleo e biodiversidade costeira

Documento do Greenpeace mapeia zonas de exploração e ONG propõe iniciativas para reverter quadros atuais.

O Petróleo, recurso natural e principal fonte de energia do mundo globalizado, é a matéria base de vários produtos presentes na sociedade. Apesar de sua importância econômica e política no mercado mundial, é fundamental que algumas medidas sejam tomadas para minimizar os danos causados pela sua exploração na natureza.

Pensando nisso, a ONG (Organização Não Governamental) GreenPeace, uma das mais atuantes no ativismo ambiental mundial, vem dando enfoque a esse debate e possui um documento específico sobre o tema. A ONG mapeou o litoral brasileiro para mostrar que a conservação marinha e o desenvolvimento da indústria de petróleo entraram, de uma vez por todas, em rota de colisão. O estudo, dividido por quatro regiões da costa brasileira, conta uma história de descaso com a conservação ambiental, ponto que, proporcionalmente, faz-se oposto ao incentivo para o crescimento da exploração petrolífera.​

De acordo com a publicação, apesar da sua importância ecológica, zonas costeiras são afetadas pelo impacto da exploração, sem que sejam adotadas medidas para sua proteção. Em 2007, o Ministério do Meio Ambiente divulgou estudo reconhecendo que cerca de 44% da extensão total da zona marinha brasileira são de área prioritária para a conservação da biodiversidade. Infelizmente, apenas 2,57% dessas áreas prioritárias foram transformadas em unidades de conservação federais. No entanto há exploração e produção de gás e óleo facilitados em 8,77% de áreas que deveriam ser transformadas em áreas marinhas protegidas.

Proposições do Greenpeace
  • Criação de uma rede mundial de áreas marinhas protegidas, que cubra 40% dos oceanos;
  • 30% de áreas marinhas protegidas no litoral brasileiro;
  • 40% de reservas marinhas em áreas oceânicas;
  • Ordenamento territorial marinho que compatibilize os desenvolvimentos econômico, social e ambiental.

Programa Petrobras Ambiental
Uma das maiores empresas do mundo, a petrolífera brasileira Petrobras, tem uma linha específica de atuação para tentar compensar danos ambientais causados pela exploração. Através do Programa Petrobras Ambiental, a companhia investiu de 2003 a 2008, período inicial do projeto, mais de R$150 milhões em ações de pequeno, médio e grande portes. As iniciativas são desenvolvidas em parceria com organizações da sociedade civil de todo o País, abrangendo dezenas de bacias, ecossistemas e paisagens na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

Curiosidade
No dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, momento importante para conscientização e preservação ambiental. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972 e um de seus principais esforços refere-se à compreensão individual e coletiva sobre o cuidado com o meio ambiente.

Fonte: Rede Pitágoras

Nenhum comentário: