A URBANIZAÇÃO NO BRASIL
Podemos afirmar que o Brasil, hoje, é um país urbanizado. Com a saída de pessoas do campo em direção às cidades, os índices de população urbana vem aumentando sistematicamente em todo o país. A parti da década de 60, as cidades passaram por um processo de dispersão espacial, à medida que novas porções do território foram sendo apropriadas pelas atividades agropecuárias.
É considerável o numero de pessoas que trabalham em atividades rurais e residem nas cidades. As greves dos trabalhadores bóias-frias acontecem nas cidades, o lugar onde moram. São inúmeras as cidades que nasceram e cresceram em áreas do país que tem a agroindústria como impulso das atividades econômicas secundárias e terciárias.
Em virtude da modernização do campo, assiste-se a uma verdadeira expulsão dos pobres, que encontram nas grandes cidades seu único refúgio. Como as industrias absorvem cada vez menos mão-de-obra e o setor terciário apresentam um lado moderno, que exige qualificação profissional, a urbanização brasileira vem caminhando lado a lado com o aumento da pobreza e a deterioração crescente das possibilidades de vida digna aos novos cidadãos urbanos.
Os moradores da periferia, das favelas e dos cortiços tem acesso a serviços de infra-estrutura precários. O espaço urbano, quando não oferece oportunidades, multiplica a pobreza.
A REDE URBANA BRASILEIRA
Apenas a parti da década de 40, que se estruturou uma rede urbana em escala nacional. Até então, o Brasil era formado por “arquipélagos regionais” polarizados por suas metrópoles e capitais regionais. A integração econômica entre São Paulo, Zona da Mata nordestina, Meio-Norte e região Sul era extremamente frágil. Com a modernização da economia, primeiro as regiões Sul e Sudeste formaram um mercado único que, depois, incorporou o Nordeste e, mais recentemente, também o Norte e o Centro-Oeste.
As metrópoles concentravam os índices de crescimento urbano e econômico e detinham o poder político em grandes frações do território. É o caso de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. As metrópoles abrigavam, em 1950, aproximadamente 18% da população do país; em 1970, cerca de 25%; e, em 1991, mais de 30%.
A medida que a infra-estrutura de transportes e comunicações foi se expandindo pelo país, o mercado se unificou e a tendência a concentração urbano-industrial ultrapassou a escala regional, atingindo o país como um todo. Assim, os grandes pólos industriais da região Sudeste, passaram a atrair um enorme contingente de mão-de-obra das regiões que não acompanharam seu ritmo de crescimento econômico e se tornaram metrópoles nacionais. Após a Revolução de 1930, que levou Getulio Vargas ao poder, até meados da décadas de 70, o governo o federal concentrou investimentos de infra-estrutura industrial na região Sudeste, que , em conseqüência, se tornou o grande centro de atração populacional do país. Os migrantes que a região recebeu eram, constituídos por trabalhadores desqualificados e malremunerados, que foram se concentrando na periferia das grandes cidades.
Com o passar dos anos, a periferia se expandiu demais e a precariedades do sistema de transportes urbanos levou a população de baixa renda a preferir morar em favelas e cortiços no centro das metrópoles.
A rede urbana interfere na vida das pessoas de maneiras diferentes. As pessoas de classe social mais alta podem aproveitar de tudo numa metrópole, todos os recursos estão a disposição. Mas outros que já não podem nem levar ao mercado o que produzem, são presos aos preços e as carências locais. Para estes a rede urbana não é totalmente uma realidade.
As condições de determinada região determinam a desigualdade entre as pessoas. Por isso, muitos são cidadãos diminuídos ou incompletos.
AS METRÓPOLES BRASILEIRAS
As regiões metropolitanas brasileiras foram criadas por lei aprovadas no Congresso Nacional em 1973, que as definiu como “um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infra-estrutura comum”.
A medida que as cidades vão se expandindo horizontalmente, ocorre a conurbação, ou seja, elas se tornam contínuas, plenamente integradas, e os problemas de infra-estrutura urbana são comuns ao conjunto de municípios da metrópoles.
Foram criados os conselhos deliberativos e consultivos para administrar esses problemas comuns a um conjunto de cidades. Recebe o nome de Secretária de Estado dos Negócios Metropolitanos. Na prática, acaba tomando decisões administrativas em função de determinações políticas e sob ordens do governador do estado, deixando as determinações técnicas em ultimo plano.
No Brasil, são legalmente reconhecidas treze regiões metropolitanas. Duas delas São Paulo e Rio de Janeiro são nacionais. As outras onze metrópoles, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Belém, Baixada Santista, Vitória, São Luís e Natal, são consideradas regionais por exercerem seu poder de polarização apenas em escala regional.
A baixada Santista e a região de Campinas, que, juntamente com o vale do Paraíba, formam a primeira megalópole brasileira entre São Paulo e Rio de Janeiro, agrupam um conjunto de treze cidades-satélites são administrados pelo governo do Distrito Federal. Em 1998, foi aprovado pelo Senado projeto autorizado a Presidência da Republica a instituir a Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno. A secretaria do Entorno do Distrito Federal é responsável pela política de planejamento integrado de 42 municípios. Manaus, apesar de ter superado a cifra de um milhão de habitantes e exercer enorme poder de polarização em uma vasta área da Amazônia, não possui nenhum município a ela conurbação e poder, portanto, ser administrada apenas pelo poder municipal.
EXERCÍCIO
1) O que contribuiu para a vinda de muitos para as cidades? E com que conseqüência?
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2) Como se formaram os grandes pólos regionais?
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3) O que é conurbação?
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10 comentários:
Resposta 01 : Grandes pólos industrias passaram a atrair um enorme contingente de mão-de-obra, a revolução industrial tanbem contribui para esse urbanização, e tanbem a expulsão dos pobres do campo, que encontram nas grandes cidades seu único refugio .
Resposta 02 : Com o crescimento de transporte e comunicações, o mercado se unificou de forma que as metrópoles com ligações apenas regional, agora tem ligações com todo o pais .
Resposta 03 : conurbação e a junção de municípios a uma cidade central .
ALUNOS: FELIPE RODRIGUES VIEIRA
2 ano ´´A``
CENTRO EDUCACIONAL BRASIL CENTRAL
(1)- Com a modernização no campo, as pessoas optaram ir para a cidade, para buscar uma melhora de vida. Com isso as pessoas sem experiência não conseguem empregos a podreza aumenta no setor unbano .
(2)- Com a medida que a infra-estrutura de transportes e comunicações foi se expandindo pelo pais. As metrópoles enfluencia apenas regional .
(3)- A conurbação e quando municípios são integradas, que foram surgindo e se desenvolvendo um ao lado do outro, fomando so um .
ALUNA: LETICIA THAINA DE S. SANTOS
2 ano ' A '
CENTRO EDUCACIONAL BRASIL CENTRAL
resposta 1- com a falta de emprego no campo e com a expansão do território urbano os moradores rurais provocaram o exodo rural,ou seja, a saida do campo para as cidades,assim aumentou o indice de pobreza por terem muitas pessoas e pouco emprego e as cidades foram povoadas e cresceram em termos de economia, porem algumas coisas foram ruins para o meio ambiente.
resposta 2- O crescimento da infra-estrutura de transportes e comunicações foi se expandindo pelo país. O mercado se unificou e a tendência à concentração urbano-industrial ultrapassou os limites regionais.
resposta 3- É o conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infra-estrutura comum. Os problemas de infra-estrutura urbana são comuns entre esses municípios.
por: cariocaa 2º A
1) A Esperança de novas oportunidades de emprego , melhoria de vida , se comparado ao campo. Muitas dessas pessoas não conseguem um emprego ou não conseguem sustentar suas famílias com o baixo salário causado pela sua falta de capacitação , gerando assim um alto nível de pobreza , criminalidade e um crescimento desordenado nas cidades formando favelas , invasões etc.
2) A partir dos anos 40 começou a ser estruturada uma rede urbana em escala nacional entre as principais cidades proporcionando uma melhor integração econômica entre as cidades e atraindo mais e mais trabalhadores do campo para as industrias.
3)E a junção geográfica entre cidades causada pelo seu crescimento populacional.
2)
é POR Ae msmo moçada!!!! Vamos as respostas!!!! pra gente dar uma enfatizada na discussão...
1)Com a modernização do campo,os moradores migraram para as cidades em busca de uma melhor qualidade de vida. Porém, o baixo nível de escolaridade e a falta de qualificação profissional dessas pessoas,causa um alto índice de desemprego,consequentemente o aumento da pobreza.
2)Com a expansão da infra-estrutura de transportes e comunicações, a tendência a concentração urbano-industrial aumentou. Assim os grandes pólos industriais passaram a atrair um grande contingente de mão-de-obra das regiões que não acompanharam seu rítmo de crescimento econômico.
3)Cornubação é a junção de cidades. Quando não se pode mais distinguir onde uma acaba e outra começa.
Thiago Araújo mustafá
2 ano "A"
1) Os trabalhadores do campo pensam ter uma qualidade de vida e oportunidades melhores na cidade. As empresas de hoje procuram candidatos com alguma experiência, e muitos nunca trabalharam com coisas novas como a empresa prefere, isso gera desemprego para grande parte dos trabalhadores.
2)A medida que a infra-estrutura de transportes e comunicações foi se expandindo pelo país.
3)É quando as cidades ficam juntas e não se sabe onde exatamente termina uma e começa outra, a divisória.
1)Com a modernização do campo,estão usando cada vez menos mão-de-obra,as pessoas vão para a cidade para melhorar de vida,e quando chegam não conseguem um emprego,pois não tem qualificação, baixa escolaridade e acabam
ficando sem emprego pois não tem qualificação profissional e acaba aumentando o nível de desemprego
2)Com o crescimento de transportes e comunicações, o mercado fez que as metrópoles tinham ligações apenas com a regional, agora tem ligações por todo o paí.s
3)Conurbação é quando as cidades ficam juntas e não sabem aonde começam uma e termina a outra, porque não tem divisória.
Centro Educacional Brasil Central
Aluna:Thabatta Soares Oliveira
2ºano A
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