quarta-feira, maio 16, 2012

3º ANO - REDE ISAAC NEWTON - FRONTEIRAS BRASILEIRAS

Boa Noite Galera!!!

Segue abaixo um texto sobre a formação do território brasileiro!!!
Conceitos importantes para discussão e vídeos bacanas para aprofundamento do tema!!!

Construção do Território nacional 

Formas  são  atributos  produtivos  do  espaço como  possibilidades  de  realização  e  de limitação.  Elas  adquirem  novos  conteúdos  e funções,  como  também  podem  ser redistribuídas  a  cada  momento  histórico  ao sabor do movimento da sociedade. (Santos, M. Espaço e sociedade. Ed. vozes, Petrópoles, 1982.) 

Conceito de Território:

“Por  território  entende-se  geralmente  a  extensão apropriada  e  usada.  Mas  o  sentido  da  palavra territorialidade  como  sinônimo  de  pertencer  aquilo  que nos  pertence...esse  sentimento  de  exclusividade  limite ultrapassa  a  raça  humana  e  prescinde  a  existência  do estado.  Assim,  essa  idéia  de  territorialidade  se  estende aos  próprios  animais,  como  sinônimo  de  área   de vivência  e  reprodução.  Mas  a  territorialidade  humana pressupõe  também  a  preocupação  com  o  destino,  a construção  do  futuro,  o  que,  entre  os  seres  vivos  é privilégio do homem".


(Santos, M. S. Silveira, M.L. 2003.Território e sociedade no inicio do século XXI Ed. Record, Rio de Janeiro.)

O território brasileiro, sua vasta dimensão e suas riquezas minerais são sempre tratados como sinais da potencialidade da riqueza nacional, ainda em grande parte inexplorada. Esta conformação territorial que hoje conhecemos foi uma lenta, longa e difícil construção, tecida durante cinco séculos de história.

Tratado de Tordesilhas e Tratado de Madri

Ciclo Econômico do Pau- Brasil (1500 – 1532)
• Extração vegetal nas áreas litorâneas.
 • Capitanias hereditárias.  
 • Descentralização do poder.

Vice - Reino do Brasil

POVOAMENTO E EXPANSÃO TERRITORIAL
    A formação territorial do Brasil durou vário séculos,  assim resultando de um processo históricos  em que o elemento fundamental foi o fato de o Brasil ter sido colônia de Portugal até o início da terceira década do século XIX.      
     A concentração populacional na área litorânea vem desde a época colonial e liga-se por meio da dependência econômica em relação aos centros  mundiais do capitalismo.  Comparando o território atual com a área de colonização portuguesa no século XVI, delimitado pelo Tratado de Tordesilhas , percebe-se que aquela área praticamente triplicou.

 A COLONIZAÇÃO E SEUS TRAÇOS
       A colonização do continente americano, a partir do século XVI, foi uma importante etapa na expansão comercial européia e no desenvolvimento capitalista. Essa expansão comercial iniciou no século XI, marcada pelo renascimento do comércio e pelo crescimento urbano. Foi uma etapa fundamental na transição do feudalismo para o capitalismo.
      Nos séculos XV e XVI, a expansão comercial européia e o intenso crescimento das cidades e da população estimularam a busca de novos produtos para a atividade comercial. Foi essa a principal motivação da expansão marítimo comercial da Europa e da colonização do continente americano.
      O traço marcante da colonização de todo o continente americano- e , por extensão , do Brasil -, com exceção apenas de partes da América foi a dependência em relação às poles, nações européias . Isso acarretou algumas marcas na economia e na sociedade brasileiras que , em alguns casos , permanecem até hoje com:
  • povoamento mais intenso na fachada atlântica (onde se localizam os portos);
  • utilização dos melhores solos para a produção de gêneros de exportação e não de alimentos para a população;
  • formação de uma sociedade constituída principalmente prol de uma minoria de altíssima renda (que matém ligações econômicas com o exterior) e uma maioria com baixa renda, que serve como força de trabalho barata;
  •  dependência econômica em relação aos centros mundiais do capitalismo.

O POVOAMENTO NO SÉCULO XVI
     Durante todo o século XVI, a ocupação portuguesa no Brasil colônia teve caráter periférico,litorâneo. As poucas cidades e vilas do período ,assim como todas as áreas agrícolas, estão nas proximidades do oceano Atlântico, a via de comunicação com a metrópole.
     A extensão territorial da colônia era delimitada palo Tratado de Todesilhas, que acabou ficando apenas no papel, pois nos séculos XVII e XVIII  os portugueses aventuraram-se além de seus limites e foram necessários novos acordos e tratados, como o Tratado de Madri e o Tratado de santo Ildefonso, além de outros, que expandiram os domínios portugueses em detrimento dos espanhóis. 
     Durante a União Ibérica, período em que Portugal ficou sob o domínio da Espanha, as aréas coloniais pertencentes a esses dois Estados acabaram se confundindo. Além disso, enquanto os espanhóis tiveram mais sorte, pois desde logo descobriram metais preciosos como ouro e prata, os portugueses começaram com a plantação de cana-de-açucar, após um curto período de exploração do pau-brasil, embora sempre alcalentassem a idéia de também encontrarem os cobiçados metais, o que os levou a se aventurarem além dos limites do Tratado de Tordesilhas.

      FONTE:-Brasil Sociedade & Espaço
                  -História Sociedade & Cidadania

Disputas Fronteiriças

Divisão Regional - Década de 50

 Vídeo de Apoio!!!


Formação do Povo Brasileiro

A primeira parte deste documentário traz uma abordagem muito interessante sobre o tema...

Esse tem caráter positivista, mas traz algumas ilustrações interessantes... Preparem-se...


Qualquer Dúvida estarei online... Abraços!!!

2 comentários:

angela ewerling disse...

Muito bom o material que você compartilhou no seu blog!
Também sou professora. É bom encontrar colegas que dividem suas experiências, conteúdos...
Abraço

Flávio Bueno disse...

Muito obrigado. Seja sempre bem-vinda.