A UnB
A UnB (Universidade de Brasília) é uma instituição federal, inaugurada em 1962 e está sempre classificada entre as melhores do país.Mais informações
- Site da UnB
- Cursos oferecidos
- Cespe (Órgão organizador do vestibular)
O Vestibular
O vestibular da UnB é realizado duas vezes por ano, em junho e janeiro, e é aplicado em apenas uma fase divida em dois dias consecutivos: um sábado e um domingo.No sábado são aplicadas três provas:
- Redação
- Língua Estrangeira (LE) - [Inglês, Francês ou Espanhol]
- Linguagens Códigos e Ciências Sociais (LCCS) - [História, Geografia e Português]
- Ciências da Natureza e Matemática (CNM)- [Matemática, Física, Química e Biologia]
Redação
A prova de Redação tem caráter eliminatório. Caso o candidato seja classificado dentro do número de vagas para seu curso sua redação é corrigida. A redação é avaliada em uma escala de 0 a 10. O candidato deve obter uma nota mínima de 3,0 para conquistar a vaga. No entanto a nota obtida na redação não serve para efeito de classificação do candidato.As outras 3 provas são objetivas e podem apresentar questões tipo A e tipo B.
Tipo de Questões
-
Tipo A
Questões tipo A são itens que devem ser julgados em Certo ou Errado. O valor de cada item do tipo A é +1 ponto, caso a marcação concorde com o gabarito oficial definitivo ou -1 ponto caso divirja.
-
Tipo B
Questões do tipo B são questões que apresentam um valor de 000 a 999. Geralmente questões tipo B só aparecem na prova de CNM. Caso a sua marcação concorde com o gabarito oficial será atribuído +2 pontos, caso não concorde ou a questão seja deixada em branco você não perde.
Questões anuladas
Freqüentemente alguns itens do vestibular apresentam algum tipo de problema e o CESPE decide por anulá-los no gabarito oficial. Para um item que o CESPE julgue como nulo, todos os candidatos ganham a pontuação equivalente a esse item, não importando o que o candidato tenha marcado em sua folha de resposta.Escore Bruto
Escore Bruto para cada uma das 3 provas objetivas (LE, LCCS e CNM), é a soma do valor (-1, 0, 1 ou 2) obtido em todas as questões da prova de acordo com a marcação do candidato, marcação do gabarito oficial e tipo da questão.É considerado desclassificado o candidato que obtiver escore bruto igual ou inferior a 0 em uma das provas objetivas (LE, LCCS e CNM). E um escore bruto total (soma dos três escores) inferior a 60.
Exemplo:
Alice em um determinado vestibular, corrigindo sua prova de língua estrangeira (com relação ao gabarito oficial definitivo) acertou 19 itens, errou 3 e deixou 8 em branco. Ela obteve então um escore bruto de 16.Provas Objetivas:
-
Primeiro dia (Sábado):
- LE pode ser feita nas línguas: Inglês, Francês ou Espanhol, sendo que o candidato faz a opção de língua durante a inscrição para o vestibular. A prova de LE é composta de 30 itens, geralmente todos do tipo A. A UnB costuma apresentar textos e as questões terem foco na interpretação correta do texto.
- LCCS reúne de forma interdisciplinar questões envolvendo as matérias de Português, Literatura, História e Geografia. Não é divulgada lista de livros de literatura para ler. A prova é constituída de 120 questões, geralmente todas do tipo A.
-
Segundo dia (Domingo)
- CNM Essa prova reúne de forma interdisciplinar questões envolvendo as matérias de Matemática, Física, Química e Biologia. É constituída de 150 questões, em que a grande maioria é do tipo A e algumas são do tipo B.
Cálculo do Argumento Final
Para somar a nota das diferentes provas, o sistema da UnB opta por normalizar os dados antes da soma. Além disso as provas de LE, LCCS e CNM (Ciências da Natureza e Matemática) apresentam pesos diferentes na nota final, de acordo com o curso.Para cada uma das provas objetivas o CESPE calcula a média e o desvio padrão da nota de todos os candidatos não desclassificados. Esse cálculo de médias e desvios é feito a cada vestibular e varia de semestre para semestre.
Pesos
Para os cursos de Ciências Exatas e Saúde os pesos são: 1 para LE, 4 para LCCS e 8 para CNM.
Para os cursos de Ciências Humanas os pesos são: 2 para LE, 6 para LCCS e 5 para CNM.
Argumento
Para cada prova, o argumento é seu escore bruto subtraído da média geral, o valor obtido dividido pelo desvio padrão. Tudo isso vezes 10, vezes o peso.
Exemplo:
Exemplo: Nossa amiga Alice obteve 16 em língua estrangeira e sua opção foi Inglês. Como seu curso é na área de humanidades o peso é 2 para língua estrangeira. Em seu vestibular, na prova de Inglês, 12.85 foi a média e 6.71 o desvio. Calculando o argumento:Argumento final
O argumento final é obtido somando-se o argumento de cada uma das provas. Para facilitar o processo de calculo do argumento pelo estudante, foi criado a CARGA (calculadora de argumento) disponível em www.vestunb.com.
OBS: Todas as operações são realizadas utilizando apenas duas casas decimais.
Sistema de Classificação – Universal, Cotas e Redação
Já tendo o argumento final, é corrigida a redação dos candidatos que tem chance de serem selecionados para o sistema que estão concorrendo. Os candidatos que obtém nota superior a 3,0 são considerados aptos e são classificados segundo seu argumento.Classificação para o Sistema de Cotas
Primeiro é feita a Classificação para o Sistema de Cotas. Os primeiros colocados até o limite equivalente ao número de vagas destinadas a esse sistema são selecionados. Os não selecionados são incluídos no sistema Universal.
Classificação para o Sistema Universal
Os candidatos que se inscreveram para o sistema universal e os não selecionados pelo sistema de cotas são classificados e os primeiros colocados até o número limite equivalente ao número de vagas destinadas a esse sistema são selecionados.
Primeira Chamada e Chamadas subseqüentes
Todos os candidatos até então selecionados são chamados em primeira chamada. As vagas não ocupadas são destinadas às chamadas subseqüentes. Existem complicações quanto à decisão de se chamar um candidato do sistema de cotas ou universal nas chamadas seguintes. Os critérios são bem detalhados no guia do vestibulando, disponível no site do CESPE. Guia do vestibuland.
Fonte: Mundo do Vestibular
Nenhum comentário:
Postar um comentário