domingo, julho 01, 2012

EXERCÍCIOS - 6º ANO - REDE ISAAC NEWTON - CAPÍTULO 4

PÁG 76
Exercício 1

Camadas
Exosfera
Termosfera
Mesosfera
Estratosfera
Troposfera
Características
A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás “escapam” constantemente para o espaço. Por isso é chamado de exosfera (parte externa da atmosfera)
O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do sol. As temperaturas no topo chegam a 2000ºC
O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100º C negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera.
A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60º negativos na base ao ponto de congelamento na parte de cima. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os prejudiciais raios ultravioletas do Sol. Hoje, a poluição está ocasionando “buracos” na camada de ozônio.
É a camada mais importante para a Geografia porque é onde ocorrem os fenômenos climáticos. Essa camada se estende, até 20km do solo, no Equador, e a aproximadamente 10 km dos polos.
PÁG 77
Exercício 2
As previsões metereológicas são cada vez mais importantes, especialmente em tempos de desequilíbrio climático. As previsões podem ajudar a salvar as pessoas de tempestades, retirando-as do local antes que ocorram. A tecnologia já nos permite esse tipo de atuação. Além disso, é de fundamental importância para as atividades agrícolas.

Exercício 3
Interfere nas temperaturas e nas características do clima. Quanto maior a latitude, menores serão as temperaturas. Quanto mais próximo da Linha do Equador, maiores serão as temperaturas.

Página 79
Exercício 4
a)     O planeta Terra é envolvido por uma camada de ar. A qual não se pode ser exatamente medida,  à medida que a altitude aumenta, a densidade do ar diminui. Como sabemos, o ar [e uma mistura heterogênea composta de vários gases, dos quais o oxigênio e o nitrogênio são os principais componentes . Essa mistura exerce uma forte pressão e, assim como todas as matérias nas proximidades da Terra, sofre atração. Do contrário, essa substância se dispersaria em todas as direções do espaço. Em razão do volume de gases que a compõem, a atmosfera exerce uma pressão denominada pressão atmosférica sobre todos os objetos que estão imersos nela. É importante destacar que a Terra não é o único planeta que tem pressão atmosférica, todos os planetas que tem pressão atmosférica também a possuem.
b)      
Temperatura: O ar, quando auwce, dilata-se e torna-se mais leveç quando arrefece, contrai-se e torna-se mais pesado, por isso a pressão varia na razão inversa da temperatura.
Altitude: À medida que aumenta a altitude, diminui a pressão da atmosfera, porque, quanto maior é a altitude, menor é a coluna de ar que vai até ao limite superior da atmosfera; a densidade do ar diminui com a altitude, tornando-se, por isso, menos denso.

5 – a) A porção central do país apresentava, nesse dia, tempo nublado com chuvas bastante intensas, o que pode ser comprovado pela densidade de nuvens que cobrem essa parte do país.
b) O Noroeste da Argentina apresentava-se nublado, assim como o extremo Sul, mas, no restante do país o Sol esteve presente.

Página 80
6 – a) O frio é intenso, e as temperaturas ficam o ano todo quase sempre abaixo de 0º C
B) Existem pessoas que vivem na região, sim. É um número pequeno de habitantes, se comparadas às regiões temperadas e tropicais, mas são habitantes adaptados às condições impostas pelo meio.
c) Não. O Polo Sul apresenta condições climáticas muito mais rigorosas do que o Norte. O Frio e os ventos são mais fortes. Além do mais, A Antártida, é o único continente que não apresenta nenhum ser humano nascido e criado em seus território, enquanto o Ártico apresenta um contingente populacional significativo para uma área tão inóspita como o Alasca, Norte da Escandinava, Sibéria, etc. O Polo Norte não apresenta um continente, como temos no Polo Sul. Aí encontramos a continuação de países que têm terras em áreas de clima temperado e em áreas de clima polar. No caso da Antártida, temos um continete isolado, distante de áreas habitadas.

Página 81
Exercício 7
TEMPERATURA
PLUVIOSIDADE
Médias mais altas
3º C
Maiores Médias Pluviométricas
31 mm
Meses em que ocorrem
Julho
Meses em que ocorrem
Setembro
Médias mais baixas
-33º C
Menores médias pluviométricas
10 mm
Meses em que ocorrem
Fevereiro
Meses em que ocorrem
Dezembro
Amplitude Térmica
35º C


Página 82
8-
a)
TEMPERADO CONTINENTEAL
TEMPERADO OCEÂNICO
TEMPERADO MEDITERRÂNEO
Maior Temperatura
20º C
Maior Temperatura
17º C
Maior Temperatura
25º C
Mês em que ocorre
Julho
Mês em que ocorre
Julho/Agosto
Mês em que ocorre
Julho/Agosto
Menor temperatura
- 5º C
Menor temperatura
5º c
Menor temperatura
12º C
Mês em que ocorre
Janeiro
Mês em que ocorre
Janeiro
Mês em que ocorre
Dezembro/Janeiro

PÁGINA 83
TEMPERADO CONTINENTEAL
TEMPERADO OCEÂNICO
TEMPERADO MEDITERRÂNEO
Amplitude Térmica Anual
25º C
Amplitude Térmica Anual
12º C
Amplitude Térmica Anual
13º C
Maior índice Pluviométrico
72 mm
Maior índice Pluviométrico
150 mm
Maior índice Pluviométrico
150 mm
Mês em que ocorre
Julho/Agosto
Mês em que ocorre
Dezembro
Mês em que ocorre
Dezembro
Menor índice Pluviométrico
90 mm
Menor índice Pluviométrico
58 mm
Menor índice Pluviométrico
0 mm
Mês em que ocorre
Janeiro/Fevereioro
Mês em que ocorre
Junho
Mês em que ocorre
Julho

b)
O clima temperado continental apresenta a maior amplitude térmica porque é influenciado pela continentalidade. Como não recebe ou recebe pouca influencia das massas de ar oceânicas que suavizam as temperaturas no inverno e no verão, apresenta maiores rigores térmicos.
c)
O clima temperado oceânico é assim chamado devido a influencia das massas oceânicas que suavizam as temperaturas tanto no inverno quanto no verão.
d)
O clima mediterrâneo se caracteriza por apresentar verões quentes e secos e invernos suaves e chuvosos. É o único clima do mundo com chuvas concentradas no inverno.
e) Continental: Polônia, Federação Russa, Porção Centro-Norte dos EUA e Centro-Sul do Canadá, entre outros.
Oceânico: Grã-Betanha, Irlanda do Sul, França (exceto o Sul da França)
Mediterrâneo:  Grécia, Sul da Itália, Norte da Tunísia, Norte do Egito, Sudoeste da Turquia, Centro Sul do Chile,etc
Página 84 –
9 –
Resposta Pessoal
10 – A fauna e a flora da região temperada, especialmente na porção mediterrânea, já foram quase totalmente extintas, e o que resta de animais e da maioria das espécies vegetais são plantas e animais domésticas há milhares de anos, já que a ocupação da região é muito antiga.

Página 86
b)     Apresentam verões quentes e, mesmo no caso do clima subtropical, os invernos são suaves, quando comparados aos invernos dos climas temperados
c)     Há uma inversão entre as estações do ano. Quando é verão em Porto Alegre, é inverno no Japão e vice-versa, porque as localidades situam-se em hemisférios diferentes. Porto Alegre, no Hemisfério Sul e o Japão, no Hemisfério Norte.
d)     FLORESTA TROPICAL
CERRADO
SAVANAS
FLORESTA SUBTROPICAL (MATA DE ARAUCÁRIAS)
FLORESTA EQUATORIAL
Página 87
12.
Resposta Pessoal acerca da vegetação da sua região.  CERRADO
Página 88
a)
O Cerrado e a Savana apresentam grande semelhança em sua flora, cujas árvores são de porte médio, com troncos retorcidos. Entretanto, há grandes diferenças em relação à fauna. Na Savana, predominam animais de grande porte como é o caso de elefantes, zebras, tigres, etc,; no Cerradi, os animais são menores como Tamanduá, onça, aves, anta, etc.
b)
Ambas as florestas são densas, fechadas e apresentam grande biodiversidade. As árvores são altas, há grande quantidade de árvores frutíferas e outras que produzem madeiras nobres. Entretanto, as espécies são diferentes devido à característica do clima, dos solos, do relevo, etc, entre ambas. Há espécies exclusivas da Amazônia como a vitória-régia, a seringueira e tantas outras. A fauna também apresenta semelhanças (macacos de várias espécies, répteis, aves, etc.) entretanto, como de água doce, mamíferos aquáticos como peixe-boi, etc. A área antes ocupada pela Mata Atlântica foi (e ainda é) ocupada por cidades, enuqnato ainda temos boa parte da Amazônia coberta pela vegetação original.
14 –
a)     Rios perenes, mas com menor vazão nos meses de inverno.
b)     Rios perenes com grande volume de água, o ano todo e a rede hidrográfica densa. No caso brasileiro é a região onde se encontra a maior bacia hidrográfica do mundo.
c)     Rios perenes que apresentam pouca ou nenhuma variação no volume de água ao longo do ano.
Página 89
15 -  É compreensível que as Federações de Futebol bolivianas, equatorianas, peruanas, etc. se julgam discriminadas, afinal seus atletas também precisam se adaptar às condições de outras regiões. No entanto, os efeitos da altitude podem ser fatais, como diz o texto, para algumas pessoas, o que justifica a preocupação da FIFA e dos atletas de outros países de menor altitude.

PÁGINA 91
16 – B)
A diferença térmica está relacvionada à altitude das duas cidades. Outro se localiza no altiplano andino, por isso o fator climático “altitude” interfere diretamente na temperatura da cidade.

PÁGINA 92
17
As diferenças se relacionam à cultura e às condições econômicas de cada região. Nos Andes peruanos, temos uma população pobre que, dentre outras atividades, ganha a vida como guias turísticos em transportes precários, como no caso das mulas das fotos. Nos chalés da Suíça temos hotéis equipados com teleféricos que levam os turistas que queiram se divertir nas estações de esqui.
PÁGINA 93

18 – A) Os climas desérticos se caracterizam por apresentar baixas umidades ao longo do ano. No caso das regiões apresentadas os índices pluviométricos são maiores na Austrália, China e na Argélia. No desereto chileno praticamente não chove. As temperaturas também variam e as amplitudes térmicas dos desertos da China, Austrália e Argélia são elevadas, ultrapassando 15º C.
B) Os pequenos índices pluviométricos, registrado em todos os climas apresentados.
PÁGINA 94
19 –
Os desertos orográficos ocorrem em regiões onde barreiras orográficas (de relevo) forçam a elevação do ar úmido, provocando convecção forçada, produzindo chuva na face a barlavento da montanha, enquanto na face a sotavento ocorre ausência de chuvas devido ao fato de ar chegar seco ao outro lado, favorecendo a formação dos desertos.

Barlavento: lado por onde entra o vento. Sotavento: lado por onde sai o vento.

5 comentários:

Ana Luiza disse...

Valeu professor

grammy2012@gmail.com disse...

obrigado prof

Estefany disse...

Valeu Professor

matheus lopes disse...

ja fiz a correçao brigado professor

Camila Rodrigues disse...

Obrigada Professor (: